Quem decide adotar um cãozinho geralmente se depara com um desafio comum nas primeiras semanas: o “filhote mordendo muito”. Esse comportamento, embora muitas vezes interpretado como agressividade ou mau comportamento, é, na verdade, uma
Assim como os humanos, os cães passam por uma fase de dentes de leite que dão lugar aos definitivos, um processo que gera desconforto e uma coceira intensa na gengiva. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV),
A troca de dentes ocorre geralmente entre os quatro e sete meses de idade. Durante esse período, a gengiva fica inflamada e sensível. Segundo especialistas em odontologia veterinária, a mordida é a forma que o filhote encontra para aliviar a pressão dos dentes que estão nascendo.
“A mastigação ajuda a massagear a gengiva e facilita a queda dos dentes decíduos (de leite)”, explicam os manuais técnicos da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (Abravas). Se o tutor não oferecer alternativas adequadas, o animal vai buscar alívio em pés de cadeiras, chinelos e sofás, que têm texturas resistentes e satisfatórias para a necessidade do pet naquele momento.
A escolha dos brinquedos ideais para roer é o segredo para
Uma técnica eficaz para aliviar a coceira na gengiva, e muito comum entre tutores de filhotes, é oferecer brinquedos gelados ou mordedores que podem ser levados ao congelador. O frio age como um anestésico natural e reduz o inchaço.
Porém, um alerta importante das autoridades de saúde animal diz respeito ao perigo de oferecer ossos naturais precocemente. Embora pareçam uma solução óbvia, ossos de couro bovino (nós) ou ossos de galinha e costela podem causar asfixia, perfurações gastrointestinais e até a quebra de dentes de leite, que são mais frágeis.
“O uso de ossos inadequados é uma das causas frequentes de cirurgias de emergência em filhotes”, diz o CFMV. O ideal é optar por produtos certificados e indicados especificamente para a idade do animal.
A Itatiaia preparou dicas simples e práticas para os tutores lidarem com as mordidas do filhote:
- Sempre que o filhote morder você ou um móvel, diga um “não” firme, sem gritar, e ofereça imediatamente o brinquedo correto.
- Ofereça cenouras geladas ou brinquedos de borracha que saíram do congelador. Isso ajuda a anestesiar a gengiva dolorida.
- Não deixe todos os brinquedos espalhados. Ofereça dois ou três por vez e troque a cada poucos dias para manter o interesse do animal.
- Nunca brinque com o filhote usando as mãos ou os pés como “alvos”. Isso ensina ao pet que morder pessoas é permitido.
- Fique atento se os dentes de leite estão caindo. Se o dente permanente nascer sem o de leite cair, fenômeno conhecido como dente duplo, procure um veterinário para evitar problemas de mordida.
Punições físicas, vale lembrar, não resolvem o problema e só comprometem o vínculo de confiança entre o cão e o tutor. Ao oferecer os estímulos corretos e entender que essa é apenas uma fase biológica, você garante que o pet cresça saudável e que sua casa permaneça inteira.