Ouvindo...

Vale anuncia recompra de debêntures por R$ 42 cada; saiba os detalhes

Empresa pode recomprar cada um das 388,5 milhões de debêntures da 6ª emissão, com o objetivo de otimizar a sua estrutura de capital

Recompra é facultativa, condicionada a obtenção de financiamento

A Vale anunciou, nesta segunda-feira (6), que aprovou a oferta para aquisição facultativa de debêntures participativas da sua 6ª emissão. A empresa pretende pagar R$ 42 por cada um dos 388,5 milhões de títulos de dívidas em circulação, canceladas após a compra.

Segundo comunicado da Vale ao mercado, a iniciativa “busca otimizar a estrutura de capital da Vale por meio da gestão de passivos financeiros, enquanto reforça a estratégia de alocação de capital da Companhia, em linha com esforços contínuos para aprimorar sua estrutura e maximizar valor aos acionistas”.

A empresa também ressaltou que a aquisição das debêntures está condicionada à obtenção, sob qualquer forma, pela Vale ou por suas controladoras, de financiamento ou de disponibilidade de financiamento de qualquer natureza, em condições “razoavelmente aceitáveis para a conclusão da Oferta de Aquisição Facultativa”.

“Na hipótese de não implementação de quaisquer das Condições, por qualquer razão, a proposta de recompra será cancelada e as obrigações da Companhia aqui contidas serão resilidas”, disse a Vale.

Os titulares de debêntures podem manifestar sua intenção de alienação até Às 19h20 do dia 31 de outubro, com o termo de intenção preenchido em formato digital e enviar à Vale, ao Agente Fiduciário e ao Citi.

O que são debêntures?

Uma debênture é um título de dívida emitido por empresas para captar recursos no mercado, servindo como uma espécie de crédito do investidor, usado para financiar projetos ou reestruturar dívidas. Na prática o investidor compra o título, emprestando dinheiro para a empresa, e recebe juros.

A companhia pode realizar várias emissões e cada emissão pode ser dividida em séries. Dessa forma, a empresa em vez de tomar empréstimo com um banco, realiza a emissão de debêntures para captar recursos e aplicar em determinados projetos.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.