A Barragem 6 da
Segundo a Vale, foram feitas inspeções, análises técnicas e validações conduzidas por equipes de engenharia especializadas responsáveis pela Revisão Periódica de Segurança de Barragens (RPSB) e pelo relatório de Inspeção de Segurança Regular (RISR), que atestaram que a “estrutura atende plenamente aos critérios de estabilidade e segurança”.
A empresa destacou ainda que, até a conclusão das obras de descaracterização, as estruturas seguem sendo inspecionadas e monitoradas 24 horas por dia pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da Vale.
A descaracterização da Barragem 6 faz parte do Termo de Compromisso assinado em maio deste ano com o Ministério Público de Minas Gerais e com o governo do estado, por meio da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e o município de Nova Lima, que prevê a eliminação de todas as barragens da Mina de Águas Claras.
Cabe lembrar que a mina está em processo de fechamento por parte da Vale. Desativada em 2002, o espaço tem uma área total de 19 milhões de metros quadrados, abrigando pelo menos 12 milhões de m² de áreas verdes. A expectativa é que o espaço seja devolvido para a população de Nova Lima como um novo equipamento público.
Barragem de Grupo, em Ouro Preto
Em setembro, a Vale concluiu as