Ouvindo...

Barragem de mina da Vale em Nova Lima tem nível de emergência retirado

Nível de emergência da Barragem 6 da Mina de Águas Calaras foi encerrado pela Agência Nacional de Mineração

Fim da emergência é uma etapa necessária para a descaracterização da barragem.

A Barragem 6 da Mina de Águas Claras da Vale, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, teve o seu nível de emergência encerrado pela Agência Nacional de Mineração (ANM) na última sexta-feira (3). O fim da emergência é uma etapa necessária para a descaracterização da barragem.

Segundo a Vale, foram feitas inspeções, análises técnicas e validações conduzidas por equipes de engenharia especializadas responsáveis pela Revisão Periódica de Segurança de Barragens (RPSB) e pelo relatório de Inspeção de Segurança Regular (RISR), que atestaram que a “estrutura atende plenamente aos critérios de estabilidade e segurança”.

A empresa destacou ainda que, até a conclusão das obras de descaracterização, as estruturas seguem sendo inspecionadas e monitoradas 24 horas por dia pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da Vale.

A descaracterização da Barragem 6 faz parte do Termo de Compromisso assinado em maio deste ano com o Ministério Público de Minas Gerais e com o governo do estado, por meio da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e o município de Nova Lima, que prevê a eliminação de todas as barragens da Mina de Águas Claras.

Cabe lembrar que a mina está em processo de fechamento por parte da Vale. Desativada em 2002, o espaço tem uma área total de 19 milhões de metros quadrados, abrigando pelo menos 12 milhões de m² de áreas verdes. A expectativa é que o espaço seja devolvido para a população de Nova Lima como um novo equipamento público.

Barragem de Grupo, em Ouro Preto

Em setembro, a Vale concluiu as obras de descaracterização da barragem Grupo, na Mina Fábrica, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Segundo comunicado da mineradora, foram removidos cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de rejeitos dos reservatórios, incluindo os alteamentos e o maciço principal.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.