A Vale concluiu, nesta quinta-feira (25), as obras de descaracterização da barragem Grupo, na Mina Fábrica, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Segundo
O complexo da Fábrica ainda possui outras três barragens: Forquilha I, II e III, com estão em fase preparatória, com início das obras previsto para 2026. A última estrutura, inclusive, teve seu nível de emergência reduzido de 3 para 2, em agosto.
Segundo a diretora de Descaracterização de Barragens da Vale, Adriana Bandeira, a empresa alcançou 60% de execução do programa, com 18 estruturas a montante eliminadas. “A descaracterização da barragem Grupo representa mais um passo importante no nosso compromisso com a segurança das pessoas, das comunidades e do meio ambiente”, disse.
Agora, o espaço da barragem Grupo vai passar por atividades complementares, como a reconformação do terreno, implantação de sistema de drenagem e recuperação ambiental. Cabe lembrar que, em maio, a barragem já havia perdido o nível de emergência.
Ainda de acordo com a Vale, a descaracterização das barragens na Mina de Fábrica
Desde 2019, a empresa já investiu mais de R$ 12 bilhões no Programa de Descaracterização de Barragens. Das 30 obras previstas, 18 foram concluídas, sendo 15 em Minas Gerais e outras três no Pará. Todas as estruturas a montante da Vale estão desativadas.