O vice-presidente executivo técnico da Vale, Rafael Bittar, disse que a gigante da mineração está atenta aos minerais da transição energética, mas ainda não há planos de ir além da produção atual de ferro. Bittar foi um dos painelistas do evento de encerramento do ciclo de mineração do Itatiaia Eloos nesta segunda-feira (22), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
“De fato, terras raras, lítio, grafita, são elementos que a gente está sempre olhando. Mas não há nenhuma intenção, nenhum plano concreto de ir além do que a gente já produz, que é minério de ferro, cobre e níquel”, disse Bittar, em entrevista à Itatiaia.
O executivo ainda destacou os investimentos que a Vale tem feito em Minas Gerais, como o recente anúncio de R$ 67 bilhões na mina de Capanema. Frente à expansão da produção de cobre no Pará, Bittar disse que Minas ainda está na prioridade da empresa.
“Nos anunciamos um grande plano de investimentos para Minas Gerais. R$ 67 bilhões para uma nova operação em Capanema. É uma nova mina que vai trazer uma maior produção. A gente tem grandes planos para Minas Gerais”, destacou.