A Força Aérea da Suécia encomendou a compra de quatro aeronaves de transporte militar
Em comunicado divulgado ao mercado, a Embraer não detalhou o valor da transação. A empresa brasileira classificou o
“As sete opções assinadas sob essa estrutura refletem o crescente interesse europeu nesta aeronave de última geração e um compromisso compartilhado em modernizar as capacidades de transporte aéreo tático em todo o continente”, disse a Embraer.
Cabe lembrar que a Suécia é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Segundo o presidente e CEO da
“Estamos honrados em dar as boas vindas à Suécia como parte da família C-390 Millennium. Com o C-390, a Embraer reuniu o melhor da tecnologia aeroespacial para fornecer à Suécia uma aeronave capaz de realizar as missões mais exigentes - a qualquer hora, em qualquer lugar.”, disse.
A C-390 é operado pela Força Aérea Brasileira desde 2019, pela Força Aérea Portuguesa desde 2023, e pela Força Aérea Húngara desde 2024. Segundo a Embraer, a empresa pode transportar mais de 26 toneladas de carga útil e voa mais mais de 470 nós, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas.
O ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, disse que a compra das aeronaves é um “grande marco” da modernização e fortalecimento da Força Aérea. “Com o C-390 Millennium, acredito que aumentaremos nossa eficiência operacional ao mesmo tempo em que aprimoraremos a interoperabilidade com nossos parceiros europeus”, disse.