O grupo Latam anunciou a compra de 24 aeronaves da
O negócio foi comunicado ao mercado financeiro nessa segunda-feira (22). Segundo o documento, a renovação da frota doméstica e regional deve aumentar a flexibilidade nos hubs da Latam, permitindo o atendimento a novos destinos e a ampliação das opções de viagem.
O CEO, Roberto Alvo, destacou que a compra está baseada na “excelente eficiência” do Embraer E195-E2 e sua “versatilidade”. “O que nos permitirá seguir em nossa trajetória de crescimento com rentabilidade, ampliando essa conectividade por meio da abertura de novos destinos, oferecendo ainda mais opções aos nossos passageiros, aproximando comunidades e impulsionando também o desenvolvimento econômico e social”, disse.
Ainda de acordo com o comunicado, o Embraer E195-E2 combina custo competitivo por assento, e maior eficiência no consumo de combustível. A aeronave é movida por motores Pratt & Whitney GTF e com aerodinâmica avançada e tecnologia fly-by-wire.
O presidente e
Atualmente, a frota da Latam possui 362 aeronaves, com Boeing’s 767, 777 e 787, e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319. O grupo possui operações domésticas no Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina, Europa, Oceania, África, Estados Unidos e Caribe.
Compra comemorada pelo governo
A compra da Latam foi comemorada pelo governo federal. Nas redes sociais, o
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que o investimento pode gerar mais de 2 mil empregos diretos, e que o governo está trabalhando para fortalecer a aviação e intensificar a integração com a América do Sul. “A cada quatro turistas que chegam a uma cidade, temos uma oportunidade de emprego gerada”, afirmou.