Acessar o mercado financeiro atualmente é muito mais fácil do que décadas atrás. A tecnologia permite o investimento direto da tela do celular, em aplicativos de bancos e corretoras, sem a necessidade de movimentar dinheiro físico ou ter que lidar com a papelada de ativos, além de ter multiplicado a
O mercado se tornou acessível e, ao contrário do senso comum, investir não é mais uma atividade restrita a especialistas ou a pessoas das classes mais altas. É possível investir do zero a partir de R$ 1, de forma segura e rápida.
Outro facilitador é a quantidade de conteúdo para estudar e aprender os fundamentos do mercado de capitais. A própria bolsa de valores brasileira, a B3, possui cursos de finanças gratuitos em seu portal, ensinando sobre educação financeira do básico ao avançado. Também é sempre recomendável a consultoria de especialistas.
É importante ainda ter em mente seus objetivos enquanto investidor, seja para formar patrimônio, viajar, formar uma reserva de emergência ou até mesmo conseguir uma aposentadoria. Para isso, as instituições financeiras são obrigadas a aplicar um questionário para identificar o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado.
Veja os principais produtos para iniciantes
Existem hoje diversos produtos que um investidor iniciante pode aplicar, com bons rendimentos anuais e risco baixo.
Cabe lembrar que, quanto maior o risco de um ativo, maior sua rentabilidade, mas qualquer investimento já é melhor do que deixar o dinheiro parado e perdendo valor para a inflação.
Tesouro direto
Títulos públicos federais, é considerado o investimento mais seguro do mercado brasileiro, pois são garantidos pelo Tesouro Nacional. Na prática representa um empréstimo do investidor ao Governo Federal para financiar projetos, com liquidez diária e rentabilidade que acompanha a variação da Selic,
Tesouro prefixado
Letra do Tesouro Nacional (LTN) oferece uma taxa de juros fixa no momento da aplicação. Dessa maneira, o investidor sabe exatamente qual será seu retorno se mantiver o título até o vencimento. É uma boa opção para quem busca previsibilidade e tem objetivos financeiros de longo prazo, uma vez que possui menos volatilidade.
Tesouro IPCA
Conhecido como Nota do Tesouro Nacional Série B, é um título que combina rentabilidade prefixada, com percentual definido na hora da compra, com uma parta pós-fixada, atrelada à variação do IPCA (inflação). É uma boa opção para proteger o capital da inflação no longo prazo.
CDB, LCA e LCI
Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) podem ter rentabilidade pós-fixada (geralmente um percentual do CDI, que segue de perto a Selic), prefixada ou híbrida. As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) possuem estrutura similar, mas contam com a vantagem da isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas.
O papel da diversificação para os investidores
Quando se fala em produtos para
“Esses exercícios reforçam que, mantendo uma carteira balanceada, seu patrimônio tende a estar sempre melhor protegido e com mais chances de bons resultados independentemente do comportamento de cada mercado. Sendo assim, a melhor estratégia para atravessar esse mar de incertezas é manter uma carteira diversificada, aproveitando o potencial de ganhos de várias classes de ativos”, disse.
O especialista recomenda, por exemplo, que mesmo em um perfil de investidor conservador, seja investido pelo menos 10% em ativos internacionais. Enquanto em um perfil moderado, 9% do recurso pode ser alocado em fundos multimercados. Para os arrojados: 50% em renda fixa, 15% em fundo, 15% em ações, 15% no mercado internacional, e outros 5% em investimentos alternativos.
“Entendemos que a diversificação traz muitos benefícios, mas talvez o mais importante deles seja justamente a redução dos riscos diante das incertezas do futuro”, declarou.