As obras para a
Segundo o ministro, o governo está se planejando para tornar o país no principal destino dos investimentos em data centers no mundo. “Pelas nossas potencialidades e pelo que construímos e fortalecemos nos últimos anos, o Brasil se coloca com infraestrutura suficiente e com energia limpa e renovável. Por isso, assinamos a Medida Provisória do Redata, que cria uma série de estímulos para a atração de data centers, e um deles já anunciado no Ceará”, disse.
O investimento citado por Silveira já era conhecido pelo mercado. O empreendimento, planejado no complexo portuário de Pecém (CE), em parceria da geradora de energia Casa dos Ventos
Em maio, a Casa dos Ventos informou que obteve duas liberações ligadas ao sistema elétrico para prosseguir com um projeto de data center de 300 megawatts no complexo portuário. Em setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), junto com o governador Elmano de Freitas (PT), se reuniu com o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, em Nova York.
No mês passado, o presidente ainda assinou uma medida provisória que busca impulsionar o crescimento nacional em áreas estratégicas da chamada Indústria 4.0, como computação em nuvem, inteligência artificial e outros.
“Estamos preocupados que estes investimentos gerem efetivamente frutos e resultados, e não sejam apenas pontos de armazenamento de informações para outras nações. Queremos que eles gerem emprego e renda, por isso também estamos garantindo conteúdo local”, disse Silveira.