Ouvindo...

Data center do TikTok no Brasil vai movimentar R$ 50 bilhões

Empreendimento da rede social chinesa vai ser instalado no complexo portuário de Pecém, no Ceará

Obras do data center vão começar em seis meses

As obras para a instalação de um data center da rede social TikTok, no Ceará, devem começar em até seis meses com um investimento de R$ 50 bilhões. A informação foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), durante evento do Fórum Esfera em Belém, no Pará, na sexta-feira (12).

Segundo o ministro, o governo está se planejando para tornar o país no principal destino dos investimentos em data centers no mundo. “Pelas nossas potencialidades e pelo que construímos e fortalecemos nos últimos anos, o Brasil se coloca com infraestrutura suficiente e com energia limpa e renovável. Por isso, assinamos a Medida Provisória do Redata, que cria uma série de estímulos para a atração de data centers, e um deles já anunciado no Ceará”, disse.

O investimento citado por Silveira já era conhecido pelo mercado. O empreendimento, planejado no complexo portuário de Pecém (CE), em parceria da geradora de energia Casa dos Ventos junto com a ByteDance, dona do TikTok, é um dos mais adiantados na área.

Em maio, a Casa dos Ventos informou que obteve duas liberações ligadas ao sistema elétrico para prosseguir com um projeto de data center de 300 megawatts no complexo portuário. Em setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), junto com o governador Elmano de Freitas (PT), se reuniu com o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, em Nova York.

No mês passado, o presidente ainda assinou uma medida provisória que busca impulsionar o crescimento nacional em áreas estratégicas da chamada Indústria 4.0, como computação em nuvem, inteligência artificial e outros.

“Estamos preocupados que estes investimentos gerem efetivamente frutos e resultados, e não sejam apenas pontos de armazenamento de informações para outras nações. Queremos que eles gerem emprego e renda, por isso também estamos garantindo conteúdo local”, disse Silveira.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.