Ouvindo...

Trump assina ordem que permite a venda do TikTok nos Estados Unidos

Presidente dos Estados Unidos afirmou que recebeu o sinal verde do presidente da China, Xi Jinping, para assinar o acordo

Trump disse que nova empresa americana vai proteger os dados dos usuários americanos

O presidente Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (25) a ordem executiva que permite a venda do TikTok nos Estados Unidos, e dá aval para que a plataforma chinesa continue operando em território americano. O governo republicano avalia a empresa em US$ 14 bilhões.

Em conversa com jornalistas no Salão Oval da Casa Branca, Trump afirmou que o acordo foi selado com o presidente da China, Xi Jinping. “Eu tive uma conversa muito boa com o presidente Xi. Falamos sobre o TikTok e ele nos deu sinal verde”, comentou.

Com isso, a proprietária chinesa do TikTok, a empresa ByteDance, vai encerrar as operações e passar a plataforma para algum grupo dos Estados Unidos, mas manter uma participação de 20%. Segundo Trump, o acordo vai proteger os dados dos usuários americanos, e permitir que todas as opiniões políticas sejam tratadas de “maneira justa” pelo algoritmo.

O acordo ainda depende da assinatura da China, mas, na prática, deve resultar na criação de um novo grupo empresarial para gerenciar os negócios. Entre os potenciais investidores americanos está a família de Rupert Murdoch, um dos principais empresários de mídia dos EUA; Larry Ellison, da Oracle; e Michael Dell, CEO da Dell Technologies.

O vice-presidente JD Vance, disse que a transação da nova empresa americana poderia estar avaliada em cerca de US$ 14 bilhões, mas evitou cravar a cifra. “No fim das contas, os investidores é que vão determinar no que querem investir e qual acham que é o valor adequado”, disse.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.