Acordo sobre o TikTok
“Haverá sete cadeiras no conselho que controla o aplicativo nos Estados Unidos, e seis destas cadeiras serão ocupadas por americanos”, afirmou Leavitt, em entrevista à Fox News.
Segundo ela, a segurança dos dados e a confidencialidade serão supervisionadas pela Oracle, considerada uma das principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos. O algoritmo do TikTok também ficará sob controle americano.
A Casa Branca havia ameaçado proibir o funcionamento da plataforma no país, por motivos de segurança nacional, caso a venda não fosse concretizada. Leavitt afirmou que as partes já chegaram a um acordo e que faltam apenas detalhes para a assinatura. “Acredito que isso acontecerá nos próximos dias”, disse.
O presidente dos Estados Unidos,
Pequim, no entanto, não comentou sobre a ligação. Xi Jinping limitou-se a pedir que Washington ofereça às empresas chinesas, que investem nos EUA, um ambiente de negócios aberto, justo e não discriminatório.
As negociações acontecem em meio a uma lei americana que prevê a proibição do TikTok nos
Trump considera que o TikTok foi importante para ampliar sua popularidade entre os jovens americanos, durante a última campanha presidencial.
De acordo com o The Wall Street Journal, publicado na noite de sexta-feira, o governo dos Estados Unidos também pretende receber uma comissão de bilhões de dólares, pelo papel de intermediário nas negociações.
Com agências
(Sob supervisão de Aline Campolina)