Uma pesquisa de satisfação realizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), e divulgada nessa quinta-feira (9), revela que o
A Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário, avaliou a satisfação geral dos passageiros nos 20 maiores terminais do país, com uma escala de 1 a 5. Entre os aeroportos de grande porte, com movimentação superior a 10 milhões de passageiros, o terminal internacional em BH liderou o ranking com a nota 4,62,
Na categoria, Confins foi seguido pelo Aeroporto Internacional de Brasília, que obteve uma nota de 4,53; na sequência aparece o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), com 4,46; o Galeão, no Rio de Janeiro, com 4,41; Congonhas (4,39) e Guarulhos (4,29), ambos em São Paulo.
No geral, todos os terminais tiveram uma nota média superior a 4, que é a meta de qualidade estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os resultados demonstram o acerto do modelo regulatório e de investimentos do setor.
“A satisfação do passageiro é o nosso principal termômetro. Manter um índice de aprovação tão elevado de forma consistente demonstra que estamos no caminho certo, com um modelo que une o setor público e a iniciativa privada para oferecer serviços de excelência. Nosso objetivo é continuar aprimorando a infraestrutura aeroportuária para conectar o Brasil e gerar desenvolvimento”, afirmou.
Aeroportos de médio e pequeno porte
Entre os aeroportos de médio porte, que recebem entre 5 e 10 milhões de passageiros de média, o terminal de Curitiba teve a maior nota com 4,51 pontos; seguido por Fortaleza, no Ceará, com 4,42; Recife, em Pernambuco, com 4,40; Salvador, na Bahia, com 4,32; e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com 4,32.
Já nos aeroportos de pequeno porte, que recebem até 5 milhões de passageiros, Florianópolis, em Santa Catarina, liderou com 4,77 pontos; na sequência vem Vitória (4,72); Maceió (4,66); Porto Alegre (4,60); Manaus (4,51); Natal e Goiânia (4,49 ambos); Cuiabá (4,47); Belém (3,57).
A pesquisa foi realizada com 8.517 passageiros nos aeroportos que concentram 87% do fluxo de viajantes no país. Nos 17 indicadores de infraestrutura, o resultado geral da satisfação dos passageiros no país foi de 4,44.