Ouvindo...

Trump anuncia tarifas de 100% contra a China após cancelar encontro com Xi

Presidente dos Estados Unidos afirma que os chineses estão adotando medidas “hostis” no comércio ao impor controle de exportações

Trump também afirmou que vai controlar a exportação sobre qualquer software considerado “crítico”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (10) que vai impor tarifas de 100% contra a China, após afirmar que o governo de Xi Jinping estaria impondo controles de exportação sobre praticamente todos os seus produtos manufaturados. Em uma publicação na sua rede social, a Truth Social, o republicano afirmou que as medidas dos chineses eram “extremamente hostil” ao mundo.

Trump também afirmou que os Estados Unidos vão impor um controle de exportação sobre qualquer software considerado “crítico”. Se oficializada, as medidas do presidente podem elevar as tarifas de importação sobre os produtos chineses para 130%. O anúncio marca uma virada crítica na relação entre os dois países.

“Acaba de ser revelado que a China adotou uma posição extraordinariamente agressiva em relação ao comércio, ao enviar uma carta extremamente hostil ao mundo, declarando que, a partir de 1º de novembro de 2025, iria impor controles de exportação em larga escala sobre praticamente todos os produtos que fabrica, e até sobre alguns que nem produz. Essa medida atinge todos os países, sem exceção, e foi obviamente planejada por eles há anos”, disse Trump, afirmando que a medida era uma “vergonha moral”.

Mais cedo, Trump foi à Truth Social reclamar do monopólio de Pequim sobre as exportações de terras raras, o grupo de 17 minerais críticos para diversos setores estratégicos da indústria. Os minerais são encontrados em abundância na China e no Brasil, e em pequenas quantidades em outros países, e são insubstituíveis para o funcionamento de eletrônicos como smartphones, televisores, câmeras digitais e LEDS.

Na mesma publicação, ele afirmou que não via razão para manter a reunião com o presidente Xi Jinping, na Coreia do Sul, ainda neste mês. O republicano destacou que a relação entre as duas nações estava em bons termos havia seis meses e não entendia a postura comercial dos chineses.

“Diante do fato de que a China tomou essa posição sem precedentes, e falando apenas em nome dos Estados Unidos, e não de outras nações que também foram ameaçadas, a partir de 1º de novembro de 2025 (ou antes, dependendo de novas ações por parte da China), os Estados Unidos imporão uma tarifa de 100% sobre a China, além de quaisquer tarifas já em vigor”, afirmou.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.