Ouvindo...

Trump ameaça China com novas tarifas e reclama de monopólio das terras raras

Presidente dos Estados Unidos afirmou que a China demonstra uma “hostilidade comercial” ao anunciar o controle de exportação de minerais

Trump disse que China está monopolizando o mercado de terras raras

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subiu o tom contra a China nesta sexta-feira (10) e disse que não há motivo para se encontrar com o presidente Xi Jinping. O magnata republicano avalia um aumento nas tarifas contra a importação de produtos chineses, enquanto acusa o gigante asiático de controlar a exportação de terras raras.

Trump disse que “algo estranho” está acontecendo na China e acusou o governo de Xi Jinping de enviar cartas para outros países afirmando que controlariam a exportação de todos os elementos que compõem os minerais chamados terras raras.

“Ninguém nunca viu nada parecido, mas, essencialmente, isso ‘entupiria’ os mercados e tornaria a vida difícil para praticamente todos os países do mundo, especialmente para a China”, disse Trump em uma publicação na sua rede social, a Truth Social.

Terras raras são um grupo de 17 elementos da tabela periódica, como Escândio e Ítrio, que são encontrados em abundância na China e no Brasil, e em pequenas quantidades em outros países. Os minerais são considerados insubstituíveis para o funcionamento de eletrônicos como smartphones, televisores, câmeras digitais e LEDS.

China anunciou que iria controlar exportações

Na quinta-feira (9), a China anunciou que iria incluir cinco novos elementos à lista de controle de exportações, além de incluir tecnologias de refino na lista de restrições.

Segundo Trump, outros países contataram os Estados Unidos demonstrando irritação com a “hostilidade comercial” da China. “Nosso relacionamento com a China nos últimos seis meses tem sido muito bom, o que torna essa mudança comercial ainda mais surpreendente”, afirmou.

Para o presidente americano, a posição monopolista do governo Xi Jinping teria como objetivo manter o mundo “cativo”. Ele também afirma que os EUA poderiam adotar posições monopolistas sobre outros produtos de forma mais “abrangente” que os chineses, e que escolheu não usá-las.

“Isso foi uma verdadeira surpresa, não apenas para mim, mas para todos os líderes do Mundo Livre. Eu deveria me encontrar com o Presidente Xi em duas semanas, na APEC, na Coreia do Sul, mas agora parece não haver motivo algum para isso. Uma das políticas que estamos calculando neste momento é um aumento massivo nas tarifas sobre produtos chineses”, declarou.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.