Ouvindo...

‘Se eu jogasse minhas cartas, destruiria a China’, diz Trump sobre exportações de ímãs

O presidente dos Estados Unidos ameaçou a China com a imposição de tarifas de cerca de 200% sobre os produtos chineses caso Pequim não acelere suas exportações

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou, nesta segunda-feira (25), impor tarifas de até 200% sobre os produtos chineses caso o país não acelere suas exportações de ímãs de terras raras.

A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, ao lado do presidente sul-coreano, Lee Jae-myung. “Eles têm que nos dar ímãs. Se não nos derem, então teremos que cobrar uma tarifa de 200% ou algo assim. Mas não acho que vamos ter problemas com isso”, afirmou.

“Eles têm algumas cartas. Nós temos cartas incríveis, mas não quero jogá-las. Se eu as jogasse, destruiria a China”, acrescentou o republicano.

Após a guerra comercial entre os países, impulsionada pelo Tarifaço de Trump, a China impôs licenças de exportação para ímãs essenciais para as indústrias automotiva, eletrônica e de defesa. A China é a principal produtora mundial de terras raras.

Leia também

O governo chinês se comprometeu a acelerar a concessão de licenças a uma série de empresas norte-americanas.

“Acho que temos uma relação estupenda com a China, falei recentemente com o presidente Xi Jinping e, em algum momento do ano, deveríamos visitar a China”, disse Trump.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo