China e Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (12) que irão suspender as tarifas adotadas durante a guerra comercial durante 90 dias.
A suspensão entrará em vigor na quarta-feira (14), após dois dias de negociações em Genebra. As duas partes concordaram em reduzir temporariamente as tarifas recíprocas em 115 pontos percentuais, segundo a Agence France Presse.
Produtos chineses importados nos Estados Unidos pagarão uma taxa de 30%, enquanto os americanos importados pela China pagarão 10% de tarifa.
Logo depois do anúncio, a Bolsa de Hong Kong subiu mais de 3%, enquanto o dólar esteve em alta em comparação ao iene e ao euro.
Lula desembarca na China para fórum da Celac e novo encontro com Xi Jinping Sétimo voo com deportados dos EUA chega à Minas nesta sexta-feira (9) Trump diz que vai reduzir preços de medicamentos em até 80% nos EUA
“Queremos uma relação comercial mais equilibrada”, disse o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent.
Já o Ministério do Comércio da China comentou que a redução das tarifas é algo ‘de interesse comum do mundo’.
Participaram das negociações Scott Bessent e Jamieson Greer, secretário do tesouro e representante do comércio americano, respectivamente, e He Lifeng, vice-primeiro-ministro chinês.