Ouvindo...

Trump diz que vai reduzir preços de medicamentos em até 80% nos EUA

Estratégia do plano visa equiparar os preços pagos pelos Estados Unidos ao menor valor praticado por qualquer outro país do mundo

Donald Trump promete assinar decreto sobre medicamentos nesta segunda-feira (12)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (11) um novo plano para reestruturar a política de preços de medicamentos prescritos no país. A proposta, segundo ele, poderá reduzir os custos em até 80% para os consumidores americanos.

A estratégia central do plano, batizada de política de “Nação Mais Favorecida”, visa equiparar os preços pagos pelos Estados Unidos ao menor valor praticado por qualquer outro país do mundo. A expectativa, de acordo com Trump, é que os preços subam em outros países para compensar a redução nos EUA, estabelecendo o que o presidente classificou como “equidade”.

“Os preços aumentarão em todo o mundo para compensar a balança e, pela primeira vez em muitos anos, trazer equidade aos Estados Unidos”, escreveu Trump em uma publicação nas redes sociais. Ele informou ainda que pretende assinar um decreto às 9h (horário local) desta segunda-feira para colocar a medida em vigor.

Trump aproveitou o anúncio para criticar o sistema atual e atacar o lobby farmacêutico. “Por muitos anos o mundo se perguntou por que os medicamentos prescritos nos Estados Unidos tinham um preço muito mais alto do que em qualquer outro país”, declarou. “As contribuições para as campanhas podem fazer maravilhas, mas não comigo, e não com o Partido Republicano. Vamos fazer o que é certo.”

A Casa Branca ainda não divulgou os detalhes técnicos do plano nem respondeu aos pedidos de esclarecimento feitos pela agência AFP. (Com informações da AFP)

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.