O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, neste sábado (10), um cessar-fogo entre Índia e Paquistão mediado pelo país. De acordo com o republicano, a medida é ‘total’ e tem efeito ‘imediato’ após uma série de confrontos que deixaram mais de 60 civis mortos.
“Após uma longa noite de negociações mediadas pelos Estados Unidos, tenho o prazer de anunciar que a Índia e o Paquistão concordaram com um cessar-fogo total e imediato”, escreveu o presidente em sua rede Truth Social. “Parabéns a ambos os países por usarem bom senso e grande inteligência”, acrescentou.
O acordo foi confirmado, logo depois, pelo ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Ishaq Dar, que postou no X - antigo Twitter. “Paquistão e Índia concordaram com um cessar-fogo com efeito imediato. O Paquistão sempre lutou pela paz e segurança na região, sem comprometer sua soberania e integridade territorial!”, diz.
Fontes do governo indiano também confirmaram o cessar-fogo, dizendo, no entanto, que o acordo foi negociado diretamente entre os dois países, e que eles não planejam discutir nenhuma questão além do fim das hostilidades.
O anúncio foi feito após uma perigosa escalada do conflito, com um contra-ataque paquistanês à Índia neste sábado, em retaliação aos ataques com mísseis a três de suas bases aéreas.
* Com informações da AFP