Ganhadora do Nobel é condenada a sete anos e meio de prisão por tribunal do Irã

Sentença de ativista e vencedora do Nobel da Paz Narges Mohammadi foi detalhada por seu advogado, Mostafa Nili

A vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2023, a ativista iraniana Narges Mohammad

A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2023 Narges Mohammadi, 53 anos, foi condenada neste domingo (8) a sete anos e meio de prisão pelo Tribunal do Irã e está proibida de deixar o país por dois anos. As informações foram detalhadas pelo advogado da ativista, Mostafal Nili, à agência de notícias francesa AFP.

Leia também

Segundo o representante jurídico de Narges, ela foi condenada a seis anos por conspiração e proposição de acordos fraudulentos para com intenção de cometer crimes. Além disso, Mohammadi foi condenada a um ano e meio de prisão por exercer atividades de propagandas contra o sistema.

A jornalista foi proibida de deixar o país por dois anos e será exilada na cidade de Josf, na província oriental de Khorasan do Sul. De acordo com a legislação iraniana, as penas de prisão serão cumpridas simultaneamente.

O advogado de Narges acredita que, por conta dos problemas de saúde da ativista, ela pode ser libertada temporariamente sob fiança para passar por um tratamento médico.

Ele acrescentou que o veredito não é definitivo e pode ser objeto de recurso.

Julgamentos e prisões

Nos últimos 25 anos, Mohammadi foi julgada e presa mais de 13 vezes por sua campanha contra a pena de morte no Irã e o código de vestimenta obrigatório para as mulheres do país.

A ativista passou boa parte dos últimos dez anos presa e, desde 2015 não vê os filhos, que vivem em Paris.

Em dezembro de 2024, Narges foi solta por três semanas, por motivos médicos relacionados à “sua condição física, após a remoção de um tumor e um enxerto ósseo”, de acordo com seu advogado.

Mesmo na prisão, a jornalista ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2023, justamente por sua campanha contra a pena de morte no Irã. Os filhos de Narges receberam o prêmio pela mãe.

Com informações de AFP

Mariana Taveira é estagiária do portal Itatiaia. Graduanda em Jornalismo pela UFMG, atua na cobertura de Minas Gerais, Brasil, Mundo e Entretenimento. Foi estagiária de produção na Record Minas e é entusiasta de narrativas que nascem do cotidiano e das paixões coletivas.

Ouvindo...