Ouvindo...

Financiamento de veículos em Minas Gerais tem alta de 5,4% em setembro

Venda de veículos financiados continua crescendo mesmo em cenário de juros altos, mostrando a resiliência do setor

Volume de financiamentos de veículos no país chegou em 5,3 milhões

As vendas financiadas de veículos em Minas Gerais cresceram em 5,4% em setembro na comparação com relação ao mesmo período de 2024. Os dados são da Bolsa de São Paulo (B3), responsável por operar o Sistema Nacional de Gravames (SNG), que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito.

O crescimento ocorre mesmo em um cenário de juros altos, com a taxa básica (Selic) em 15% ao ano, em uma política monetária restritiva do Banco Central. Na comparação com o mês de agosto, o financiamento de veículos no estado também teve um avanço de 5,5%.

Segundo o levantamento da B3, o financiamento de motos teve um aumento de 25,3% em relação a setembro de 2024, e de 7,8% em relação ao mês imediatamente anterior. Os veículos leves, como os carros de passeio, registraram um avanço tímido de 1,1% frente ao mesmo período do ano passado, enquanto em relação a agosto deste ano foi de 3,3%.

A única queda ocorreu no segmento de automóveis pesados, como caminhões. Nesse caso, os dados mostram um recuo de 8% no financiamento, na comparação a setembro de 2024, mas uma alta de 7,8% em relação ao mês anterior.

Brasil alcança a 5,3 milhões em vendas financiadas

Segundo a B3, as vendas financiadas de veículos no Brasil alcançaram a marca de 5.321.080 de unidades. Os dados mostram que o acumulado entre janeiro e setembro de 2025 é o maior desde 2011, quantidade que representa um avanço de 0,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os veículos seminovos lideram o volume de veículos financiados, com 3,39 milhões de unidades até o momento neste ano, enquanto os modelos novos somam 1,93 milhão. Para o superintendente de Produtos de Financiamentos da B3, Daniel Takatohi, o resultado histórico demonstra a resiliência do setor e um crescimento consistente.

“Este é o terceiro aumento consecutivo no acumulado de janeiro a setembro, o que reforça que a demanda por financiamento de veículo permanece forte este ano, mesmo diante das adversidades macroeconômicas”, afirmou.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.