Ouvindo...

Trump pede que Irã e Israel cheguem em um acordo: ‘teremos paz em breve’

Mesmo com uma nova escalada do conflito neste domingo (15), o presidente dos EUA usou as redes sociais para dizer que “ligações e reuniões” estão acontecendo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escreveu nas redes sociais que Israel e Irã deveriam — e irão — chegar a um acordo para cessar a escalada militar que teve início na última sexta-feira (13), após um ataque israelense.

Na publicação, Trump afirmou que muitas ligações “estão acontecendo agora”. “Eu faço muita coisa e nunca recebo crédito por nada, mas tudo bem, o povo entende. Faça o Oriente Médio grande novamente!”, disse o republicano na Truth Social.

Ainda neste domingo (15), Trump afirmou que, se o Irã atacar os Estados Unidos de alguma forma, o país enfrentará o poderio militar norte-americano “em níveis nunca vistos antes”.

Escalada da tensão

A tensão aumentou na última quinta-feira, quando Israel realizou um ataque surpresa ao Irã na madrugada de sexta-feira — noite de quinta-feira (12), no horário de Brasília.

O objetivo declarado pelos israelenses é desmantelar o programa nuclear iraniano, que Israel considera uma ameaça.

Leia também

Após os ataques, o governo do Irã afirmou que as ações foram uma “declaração de guerra” e revidou com o lançamento de mais de 200 mísseis.

O Irã também ameaçou atingir interesses dos EUA, França e Reino Unido na região, caso esses países impedissem uma retaliação e continuassem apoiando Israel.

Neste domingo, a agência Reuters informou que novos alarmes foram acionados em Jerusalém e Tel Aviv, após mísseis iranianos serem disparados.

O governo israelense fala em pelo menos 13 mortes desde a última sexta-feira.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.