Ouvindo...

Trump pede que Irã e Israel cheguem em um acordo: ‘teremos paz em breve’

Mesmo com uma nova escalada do conflito neste domingo (15), o presidente dos EUA usou as redes sociais para dizer que “ligações e reuniões” estão acontecendo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escreveu nas redes sociais que Israel e Irã deveriam — e irão — chegar a um acordo para cessar a escalada militar que teve início na última sexta-feira (13), após um ataque israelense.

Na publicação, Trump afirmou que muitas ligações “estão acontecendo agora”. “Eu faço muita coisa e nunca recebo crédito por nada, mas tudo bem, o povo entende. Faça o Oriente Médio grande novamente!”, disse o republicano na Truth Social.

Ainda neste domingo (15), Trump afirmou que, se o Irã atacar os Estados Unidos de alguma forma, o país enfrentará o poderio militar norte-americano “em níveis nunca vistos antes”.

Escalada da tensão

A tensão aumentou na última quinta-feira, quando Israel realizou um ataque surpresa ao Irã na madrugada de sexta-feira — noite de quinta-feira (12), no horário de Brasília.

O objetivo declarado pelos israelenses é desmantelar o programa nuclear iraniano, que Israel considera uma ameaça.

Leia também

Após os ataques, o governo do Irã afirmou que as ações foram uma “declaração de guerra” e revidou com o lançamento de mais de 200 mísseis.

O Irã também ameaçou atingir interesses dos EUA, França e Reino Unido na região, caso esses países impedissem uma retaliação e continuassem apoiando Israel.

Neste domingo, a agência Reuters informou que novos alarmes foram acionados em Jerusalém e Tel Aviv, após mísseis iranianos serem disparados.

O governo israelense fala em pelo menos 13 mortes desde a última sexta-feira.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.