Ouvindo...

Premiê da Polônia rebate Trump e diz que incursão de drones russos não foi um erro

A declaração do premiê polonês ocorre um dia após Trump afirmar a jornalistas que a incursão russa em espaço aéreo polonês poderia ter sido ‘um erro’

Donald Tusk, primeiro-ministro da Polônia

Donald Tusk, primeiro-ministro da Polônia, descartou que a incursão de drones russos no espaço aéreo do país teria sido um erro, ao contrário do que disse o presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump. A afirmação de Tusk foi feita nesta sexta-feira (12).

“Nós também gostaríamos que o ataque com drones à Polônia tivesse sido um erro. Mas não foi. E sabemos disso”, escreveu Tusk no X.

A declaração do premiê polonês ocorre um dia após Trump afirmar a jornalistas que a incursão russa em espaço aéreo polonês poderia ter sido ‘um erro’.

A incursão dos drones ocorreu na madrugada de quarta-feira (10), como parte de um novo ataque russo à Ucrânia. O ocorrido causou uma grande tensão na Europa.

Vale lembrar que a Rússia nega ter tentado atacar alvos na Polônia e afirma que Varsóvia não tem provas de que os equipamentos eram russos.

Leia também

Encontro e abate de drones russos

A Polônia denunciou nesta quarta-feira (10) que drones russos invadiram o espaço aéreo do país. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi acionada para mobiliar suas defesas antiaéreas. O Ministério da Defesa da Rússia afirmou à BBC que não planejava atacar nenhum alvo na Polônia nesta quarta.

O encontro dos drones deixou a Polônia ‘mais perto de um conflito aberto’ desde a 2ª Guerra Mundial, afirmou o primeiro-ministro Donald Tusk.

Varsóvia solicitou à Otan que ativasse o artigo quatro do tratado, que estabelece os membros realizarão consultas quando, no julgamento de qualquer um deles, a ‘integridade territorial, a independência política ou a segurança’ de algum membro for ameaçada.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.