Ouvindo...

Israel acusa ONU de ‘alinhamento com Hamas’ após críticas de Secretário Geral

Secretário-geral António Guterres criticou um sistema de distribuição de ajuda humanitária em Gaza apoiado por Israel

“Isto acontece em uma guerra”, disse o primeiro-ministro de Israel após bombardeio que matou inocentes em Gaza

Israel acusou a Organização das Nações Unidas (ONU), nesta sexta-feira (27), de se alinhar ao Hamas, após o secretário-geral da ONU, António Guterres, criticar um sistema de distribuição de ajuda humanitária em Gaza apoiado por Israel.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores israelense, através de uma nota publicada no X (antigo twitter), a Fundação Humanitária de Gaza (GHF), apoiada pelos Estados Unidos e por Israel, já teria fornecido “46 milhões de refeições” no território.

O ministério afirmou que “A ONU está fazendo todo o possível para se opor a esse esforço. Ao fazer isso, está se alinhando ao Hamas, que também tenta sabotar as operações humanitárias da GHF.”

A nota diz ainda que as Forças de Defesa de Israel jamais têm como alvo civis e qualquer pessoa que afirme o contrário está mentindo.

Leia também

"É o Hamas que está deliberadamente atacando e assassinando trabalhadores humanitários da GHF, um crime que a ONU nunca condenou, e também atacando civis que tentam receber ajuda da GHF”, pontua Oren Marmorstein, Ministro das Relações Exteriores de Israel.

“A ONU precisa agora decidir: Prefere preservar seu monopólio e um sistema que beneficia o Hamas, prolongando a guerra, ou está, de fato, interessada em fornecer ajuda humanitária aos civis em Gaza?”, encerra a nota.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo