Ouvindo...

Governo Zema cancela viagem de secretário de Segurança para missão em Israel

O secretário Rogério Greco e o subsecretário de Integração da pasta de Segurança, Christian Vianna de Azevedo, iriam para o país entre os dias 1º e 10 de julho

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco.

O governo de Minas Gerais publicou, nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial, o cancelamento da viagem do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a Israel. Ele cumpriria agenda internacional no país, no Oriente Médio, entre os dias 1º e 10 de julho.

Em Israel, Greco participaria de uma missão sobre enfrentamento ao terrorismo, combate ao crime organizado transnacional e sistema prisional.

O secretário esteve, neste mês, em El Salvador, na América Central, acompanhado do governador Romeu Zema (Novo), também em agenda voltada para a pauta da segurança pública.

Leia também

O subsecretário de Integração da pasta de Segurança Pública, Christian Vianna de Azevedo, também integraria a delegação. A publicação desta sexta-feira, no entanto, não explica o motivo do cancelamento da viagem, embora a decisão tenha sido tomada em meio à tensão no Oriente Médio entre Israel e Irã.

A rivalidade entre os dois países é histórica, mas a crise recente, iniciada em 13 de junho, começou quando Israel disparou mísseis em direção à capital iraniana, Teerã.

Durante esse período, uma comitiva de prefeitos e autoridades brasileiras estava em território israelense, incluindo o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil).

Após esforços do governo brasileiro e do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, o grupo conseguiu autorização para deixar Israel por vias terrestres, no dia 16, cruzando a fronteira com a Jordânia.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.