Ouvindo...

‘Escalada perigosa’ diz chefe da ONU sobre novo plano de Israel; países convocam reunião de emergência

Diversos países pediram uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU para abordar o plano de Israel de “tomar o controle” da Cidade de Gaza

O Conselho de Segurança da ONU (CSNU) fará uma reunião de emergência neste sábado (9) para abordar o plano de Israel de “tomar o controle” da Cidade de Gaza. O Chefe de Segurança da ONU, António Guterres, disse, nesta sexta-feira (8), estar “gravemente alarmado”.

A reunião foi solicitada por vários membros do Conselho de Segurança diante da crescente preocupação suscitada pelo novo plano aprovado pelo gabinete de segurança do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, informaram fontes diplomáticas à France Presse.

O novo plano para ‘assumir o controle’ da Faixa de Gaza e ‘derrotar o Hamas’ foi aprovado nesta sexta-feira (8). “O gabinete, por maioria de votos, adotou cinco princípios para pôr fim à guerra”, afirmou o premiê, enquanto israelenses protestavam em frente ao gabinete.

Leia também

Em resposta, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse estar “gravemente alarmado” pela decisão de Israel e alertou que isso representa uma “escalada perigosa” no conflito de quase dois anos nesse território palestino.

“Essa decisão marca uma perigosa escalada e corre o risco de aprofundar as já catastróficas consequências para milhões de palestinos, e pode pôr em perigo mais vidas, incluindo os reféns (israelenses) restantes”, alertou Stephanie Tremblay, porta-voz de Guterres, em um comunicado.

Com informações da AFP

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo