Ouvindo...

Donald Trump anuncia criação de centros de distribuição de alimentos em Gaza

O presidente norte-americano disse que os centros serão livres para que as pessoas entrem ‘sem fronteiras, nem cercas’

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o país criará centros de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza. Nesta segunda-feira (28), ele disse, ainda, que há sinais de ‘fome verdadeira’ no território palestino.

“Vamos criar centros de alimentos onde as pessoas possam entrar livremente, sem limites. Não haverá muros”, declarou à imprensa na Escócia, onde se reuniu com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.

O presidente norte-americano disse que os centros serão livres para que as pessoas entrem ‘sem fronteiras, nem cercas’.

O republicano culpou o Hamas pelo atraso na distribuição de ajuda humanitária aos civis na Faixa de Gaza, mas reconheceu que Israel ‘tem muita responsabilidade’ por limitar ajuda à região. Ele voltou a pedir que o grupo libertasse os reféns ainda mantidos no território para facilitar as negociações.

No fim de semana, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que ‘não há fome em Gaza’, o que foi desmentido por Trump. “Isso é fome de verdade. Eu vejo e não dá para fingir. Então, vamos nos envolver ainda mais”, afirmou o presidente.

Leia também

Ajuda humanitária em Gaza

As primeiras remessas de ajuda humanitária chegaram à Faixa de Gaza nesta segunda-feira (28), anunciou o governo de Israel. O país abriu as passagens de fronteira para chegada de ajuda.

Caminhões carregados com ajuda internacional cruzaram a fronteira de Rafah neste domingo (27), após Israel anunciar uma pausa diária nos combates em algumas áreas para fins humanitários.

Os lançamentos de ajuda humanitária também voltaram no domingo (27).

*Com AFP e CNN

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.