O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou nesta segunda-feira (9) os
No entanto, os manifestantes são contr
Nesta segunda-feira (9), vários restos de
Imagens aéreas exibidas pelo canal ABC7 mostraram alguns confrontos com pequenos grupos de manifestantes. “As pessoas que causam os problemas são agitadores, profissionais e insurgentes”, afirmou Donald Trump a jornalistas na Casa Branca.
Na plataforma Truth Social, Trump afirmou que os manifestantes cuspiram em tropas e que, se continuarem, “receberão um golpe mais forte do que nunca. Essa falta de respeito não será tolerada!”.
A prefeita democrata de Los Angeles, Karen Bass, assegurou que o perímetro dos confrontos estava limitado a “algumas poucas ruas” do centro e não a toda a cidade, como insinuou Trump.
Intimidação
Para Gavin Newsom, governador da Califórnia, o presidente “jogou lenha na fogueira e agiu ilegalmente ao mobilizar a Guarda Nacional” sem consultar as autoridades locais — algo que não acontecia há 60 anos.
O envio da Guarda Nacional, que não acontecia desde 1965, constitui um “abuso de poder revoltante”, escreveu o governador democrata em comunicado, acusando o presidente de “causar o caos intencionalmente”.
Newsom é um dos alvos preferidos de Trump, que nesta segunda (9) disse que o prenderia, embora não tenha deixado claro se se tratava de uma provocação ou de uma intenção real. “Eu o faria”, respondeu Trump ao ser questionado se o governador deveria ser preso.
O procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, anunciou que processará Trump, pois sua decisão de mobilizar a Guarda Nacional sem a aprovação do governador “excedeu a autoridade do governo federal” e “violou” a Constituição.
O responsável pela segurança de fronteira do governo Trump, Tom Homan, negou que o ICE tenha realizado redadas, e descreveu as prisões como ligadas a cartéis de drogas no México e na Colômbia.
Ao menos 56 pessoas foram presas em dois dias em Los Angeles, e cinco agentes sofreram ferimentos leves, segundo autoridades do Departamento de Polícia da cidade. Cerca de 60 pessoas foram presas durante protestos em San Francisco.
*Com informações da AFP