O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que uma nova rodada de conversas comerciais com a China acontecerá na próxima segunda-feira (9). A informação foi divulgada na sexta-feira (6), depois de o magnata norte-americano ter ligado para o presidente do país asiático, Xi Jinping.
As conversas de segunda-feira marcam a segunda rodada das negociações entre as duas maiores economias do mundo desde que Trump iniciou sua guerra comercial neste ano. “A reunião deve correr muito bem”, disse Trump em uma mensagem na sua plataforma Truth Social.
O presidente acrescentou que a delegação americana será liderada pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent; pelo secretário de Comércio, Howard Lutnick; e pelo representante comercial, Jamieson Greer.
As primeiras conversas entre Washington e Pequim, desde que Trump impôs tarifas em abril tanto a aliados quanto a adversários, ocorreram em Genebra no mês passado.
Embora Trump tenha imposto uma tarifa geral de 10% sobre as importações da maioria dos parceiros comerciais, as sobretaxas sobre os bens chineses dispararam em uma escalada de ambos os países na disputa tarifária.
Em abril, as tarifas adicionais dos Estados Unidos sobre muitos produtos chineses chegaram a 145%, enquanto a China respondeu com contramedidas de 125%.
Após as conversas do mês passado, ambas as partes concordaram em reduzir temporariamente os encargos: os dos Estados Unidos caíram para 30% e os da China, para 10%.
Mas espera-se que essa pausa expire no início de agosto, e Trump acusou, na semana passada, a China de violar o acordo. (Com APF)