O presidente dos Estados Unidos,
“Falei com ele ontem por duas horas e meia, discutimos muitos detalhes”, acrescentou Trump. “Ele quer acabar com isso, acho que o presidente Zelensky quer acabar com isso — agora temos que fazer isso”, completou.
Zelensky participou de um encontro com Trump na Casa Branca nesta sexta-feira (17), que também contou com a presença do secretário de guerra dos EUA, Pete Hegseth. No encontro, o presidente ucraniano parabenizou Donald Trump pelo “cessar-fogo bem sucedido no Oriente Médio” e disse acreditar que este poderia ser o “impulso” para acabar com a guerra na Ucrânia.
“Acredito que este seja o momento para acabar com a guerra da Rússia contra a Ucrânia”, reforçou. O líder ucraniano disse ainda que acredita que o presidente russo Vladimir Putin “não está pronto” para a paz, mas acrescentou: “Estou confiante de que, com a ajuda de vocês, podemos parar esta guerra”.
Como esperado, durante a reunião, Zelensky também pressionou Trump pela
Primeiro, Trump espera assegurar a paz com a Rússia. “Com sorte, eles não vão precisar deles. Com sorte, conseguiremos acabar com a guerra sem ter que pensar nos Tomahawks”, disse Trump a jornalistas, sentado em frente a Zelensky na Sala do Gabinete da Casa Branca.
*Com agências
(Sob supervisão de Lucas Borges)