Ouvindo...

Rússia diz que Otan está envolvida na guerra na Ucrânia

O governo russo afirma, ainda, que a possível adesão da Ucrânia à Otan foi um dos motivos da guerra

Otan

O governo da Rússia afirmou, nesta segunda-feira (15), que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está envolvida na guerra na Ucrânia, fornecendo apoio ‘direto’ e ‘indireto’ ao país.

“A Otan está de fato envolvida nesta guerra. A Otan está fornecendo apoio direto e indireto ao regime de Kiev. Pode-se afirmar com absoluta certeza que a Otan está lutando contra a Rússia”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres, segundo a Reuters.

O governo russo afirma, ainda, que a possível adesão da Ucrânia à Otan foi um dos motivos da guerra. O Kremlin defende a neutralidade de Kiev. Volodymyr Zelensky, porém, disse que não cabe a Moscou decidir as alianças da Ucrânia.

Leia também

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, e os dois países seguem trocando ataques até os dias atuais. Apesar de várias tentativas por um acordo de cessar-fogo, as conversas agora estão pausadas.

Tanto a Rússia quanto a Ucrânia permanecem ‘irreconciliáveis’. Enquanto a Rússia pede a desmilitarização, rendição da Ucrânia e cessão de territórios, a Ucrânia considera as condições inaceitáveis e exige garantias de segurança dos aliados, isso porque está convencida de que os russos voltariam com os ataques mesmo com um acordo de paz.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.