Rússia diz que Otan está envolvida na guerra na Ucrânia

O governo russo afirma, ainda, que a possível adesão da Ucrânia à Otan foi um dos motivos da guerra

Otan

O governo da Rússia afirmou, nesta segunda-feira (15), que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está envolvida na guerra na Ucrânia, fornecendo apoio ‘direto’ e ‘indireto’ ao país.

“A Otan está de fato envolvida nesta guerra. A Otan está fornecendo apoio direto e indireto ao regime de Kiev. Pode-se afirmar com absoluta certeza que a Otan está lutando contra a Rússia”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres, segundo a Reuters.

O governo russo afirma, ainda, que a possível adesão da Ucrânia à Otan foi um dos motivos da guerra. O Kremlin defende a neutralidade de Kiev. Volodymyr Zelensky, porém, disse que não cabe a Moscou decidir as alianças da Ucrânia.

Leia também

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, e os dois países seguem trocando ataques até os dias atuais. Apesar de várias tentativas por um acordo de cessar-fogo, as conversas agora estão pausadas.

Tanto a Rússia quanto a Ucrânia permanecem ‘irreconciliáveis’. Enquanto a Rússia pede a desmilitarização, rendição da Ucrânia e cessão de territórios, a Ucrânia considera as condições inaceitáveis e exige garantias de segurança dos aliados, isso porque está convencida de que os russos voltariam com os ataques mesmo com um acordo de paz.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...