Ouvindo...

Donald Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica

O anúncio foi feito pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt

Donald Trump, presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica ao passar por exames médicos devido a um quadro de inchaço nas pernas, informou a Casa Branca nesta quinta-feira (17).

Segundo o médico do presidente, de 79 anos, a condição faz com que veias danificadas das pernas não consigam manter um fluxo sanguíneo adequado. Essa é uma condição ‘benigna e comum’ e que não foi detectada ‘ trombose venosa profunda, nem doença arterial’, disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.

Sobre hematomas que foram vistos nas mãos do presidente, Leavitt disse que elas são devido a uma ‘leve irritação dos tecidos moles causadas pelos frequentes apertos de mão e pelo uso de aspirina, que ele toma como prevenção cardiovascular’.

Leia também

Causas da doença

A doença ocorre quando algo dilata das veias da perna e/ou danifica as válvulas nas veias, segundo o Manual MSD. Essas alterações reduzem o fluxo sanguíneo nas veias e aumenta a pressão entre elas, causando retenção de líquidos e outros sintomas.

A causa mais comum é por coágulo anterior, o que não foi detectado no caso de Trump. Lesões nas pernas, envelhecimento, obesidade, gravidez e ficar sentado ou em pé por tempo longo são fatores de risco.

*Com AFP

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.