Nesta segunda-feira (7), é celebrado o
Inclusive, se apreciado com moderação, ele pode até ser saudável, especialmente o amargo. Os benefícios vêm dos flavonoides do cacau, sendo que quanto mais cacau, maiores os benefícios no doce.
Os tipos existentes de chocolate são cinco e são classificados pela quantidade de cacau:
- Chocolate ao leite: 25% a 50% de cacau, mais açúcar e leite.
- Chocolate branco: Mínimo de 20% de manteiga de cacau.
- Chocolate meio amargo: 35% a 50% de cacau, com sabor ligeiramente amargo.
- Chocolate amargo: Mais de 51% de cacau, sabor intenso e mais benéfico.
- Chocolate ruby: Feito do grão de cacau Ruby, frutado e intenso.
Qual é o chocolate mais saudável?
O
Estudos indicam que ele
A nutricionista Clínica Esportiva Raphaella Cordeiro explica como escolher o melhor chocolate para o consumo pensando na saúde. “Escolha chocolates com maior percentual de cacau, é possível ver isso descrito no rótulo. Nessa versão ele possui mais antioxidantes provenientes do cacau e menos açúcar, mas, ainda deve-se ter atenção à quantidade. Aprecie com moderação”, completa.
A especialista esclarece, ainda, que consumo do chocolate pode ser bom para a saúde, se consumido sem exagero. “O consumo moderado pode, sim, ser benéfico, pois o chocolate contém antioxidantes que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, além de aumentar a produção de serotonina, o que melhora o humor, alivia o estresse e pode aumentar a sensação de felicidade e prazer”.
Para uma escolha saudável são recomendados chocolates com teor de cacau acima de 70% e o fruto deve aparecer como primeiro ingrediente no rótulo. Evite produtos com ingredientes como lecitina de soja, aromatizantes, gorduras hidrogenadas, edulcorantes sintéticos e outras gorduras que não a manteiga de cacau.
O chocolate branco é o menos saudável por não conter cacau em si, apenas a manteiga de cacau. Lembrando que o
*Com informações de Jacqueline Moura