Ouvindo...

Dia Mundial do Chocolate; confira quais os tipos mais saudáveis da iguaria amada no mundo inteiro

Para uma escolha saudável são recomendados chocolates com teor de cacau acima de 70% e o fruto deve aparecer como primeiro ingrediente no rótulo.

Veja como escolher o chocolate mais saudável

Nesta segunda-feira (7), é celebrado o dia Mundial do Chocolate. E mesmo que em várias versões ele possa apresentar um alto teor calórico, o consumo do doce mundialmente amado, também pode acontecer sem culpa.

Inclusive, se apreciado com moderação, ele pode até ser saudável, especialmente o amargo. Os benefícios vêm dos flavonoides do cacau, sendo que quanto mais cacau, maiores os benefícios no doce.

Os tipos existentes de chocolate são cinco e são classificados pela quantidade de cacau:

  • Chocolate ao leite: 25% a 50% de cacau, mais açúcar e leite.
  • Chocolate branco: Mínimo de 20% de manteiga de cacau.
  • Chocolate meio amargo: 35% a 50% de cacau, com sabor ligeiramente amargo.
  • Chocolate amargo: Mais de 51% de cacau, sabor intenso e mais benéfico.
  • Chocolate ruby: Feito do grão de cacau Ruby, frutado e intenso.

Qual é o chocolate mais saudável?

O chocolate amargo é o mais saudável porque tem maior teor de cacau e menor processamento, isso preserva os polifenóis, fibras, minerais (magnésio, cobre, potássio, ferro) além de ter menos açúcar.

Estudos indicam que ele melhora a saúde cardiovascular, reduz o risco de hipertensão, diminui a fissura por cigarro, melhora o fluxo sanguíneo, controla colesterol e insulina, e aumenta o bem-estar.

A nutricionista Clínica Esportiva Raphaella Cordeiro explica como escolher o melhor chocolate para o consumo pensando na saúde. “Escolha chocolates com maior percentual de cacau, é possível ver isso descrito no rótulo. Nessa versão ele possui mais antioxidantes provenientes do cacau e menos açúcar, mas, ainda deve-se ter atenção à quantidade. Aprecie com moderação”, completa.

A especialista esclarece, ainda, que consumo do chocolate pode ser bom para a saúde, se consumido sem exagero. “O consumo moderado pode, sim, ser benéfico, pois o chocolate contém antioxidantes que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, além de aumentar a produção de serotonina, o que melhora o humor, alivia o estresse e pode aumentar a sensação de felicidade e prazer”.

Leia também

Para uma escolha saudável são recomendados chocolates com teor de cacau acima de 70% e o fruto deve aparecer como primeiro ingrediente no rótulo. Evite produtos com ingredientes como lecitina de soja, aromatizantes, gorduras hidrogenadas, edulcorantes sintéticos e outras gorduras que não a manteiga de cacau.

O chocolate branco é o menos saudável por não conter cacau em si, apenas a manteiga de cacau. Lembrando que o consumo excessivo de chocolate, devido ao açúcar e aditivos, pode levar a problemas de saúde como alterações de colesterol, triglicérides e ganho de peso.

*Com informações de Jacqueline Moura

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa Jornalismo e escreve sobre Cultura e Indústria no portal da Itatiaia. Apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema, Amanda é mãe do Joaquim.