Ouvindo...

Chocolates: saiba como apreciar a iguaria sem prejudicar a saúde

Especialista dá dicas de como escolher o melhor chocolate para o consumo

Raphaella Cordeiro dá dicas de como escolher o melhor chocolate para o consumo pensando na saúde

Ao leite, branco, meio amargo e até sem açúcar. Tem para todos os gostos. Difícil achar alguém que não goste. O chocolate, doce produzido a partir do cacau, é umas das iguarias mais amadas no mundo. Há quem se identifica como chocólatra, viciado em chocolate.

De acordo com a Nutricionista Clínica Esportiva, Raphaella Cordeiro, o consumo do chocolate pode ser bom para a saúde, se consumido sem exagero. “O consumo moderado pode, sim, ser benéfico, pois o chocolate contém antioxidantes que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, além de aumentar a produção de serotonina, o que melhora o humor, alivia o estresse e pode aumentar a sensação de felicidade e prazer”, explica.

Por outro lado, a nutricionista detalha que, caso seja consumido em excesso, o chocolate pode levar ao ganho de peso, pois é um alimento com alto teor de calorias, provenientes, em sua maior parte, de gorduras e açúcares. Além de poder trazer desconfortos como gases, dor abdominal, diarreia, queimação e dor de cabeça. Indo mais além, pode ter impacto negativo nos lipídeos séricos e na glicemia.

Raphaella Cordeiro dá dicas de como escolher o melhor chocolate para o consumo pensando na saúde. “Escolha chocolates com maior percentual de cacau, é possível ver isso descrito no rótulo. Nessa versão ele possui mais antioxidantes provenientes do cacau e menos açúcar, mas, ainda deve-se ter atenção à quantidade. Aprecie com moderação”, detalha.

Para quem não pode comer o doce por causa de alta de glicose, ainda tem as opções do chocoolate zero açúcar ou diet. “O chocolate zero ou a versão DIET foi desenvolvida para fins específicos, ou seja, para quem não pode consumir o açúcar, como exemplo, temos o público portador de diabetes. Não entrando nesta questão, a troca não traz nenhum benefício.”, alerta Raphaella Cordeiro, Nutricionista Clínica Esportiva

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pelo Uni-BH, em 2010. Começou no Departamento de Esportes. No Jornalismo passou pela produção, reportagem e hoje faz a coordenação de jornalismo da rádio Itatiaia.