Papa Leão XIV anuncia nova orientação para sexo no casamento; entenda

Decreto assinado pelo pontífice reconhece que a prática sexual não se limita apenas à procriação

Papa Leão XIV, primeiro Papa estadunidense

O papa Leão XIV assinou um novo decreto e divulgou orientações para fiéis sobre a prática sexual no casamento. No documento, o pontífice reconheceu que o sexo não se limita apenas à procriação, mas contribui para “enriquecer e fortalecer” a “união exclusiva do matrimônio”.

“A questão está intimamente ligada à finalidade unitiva da sexualidade, que não se limita a assegurar a procriação, mas contribui para enriquecer e fortalecer a união única e exclusiva e o sentimento de pertencimento mútuo”, diz trecho do texto.

Leia também

Assinado pelo Dicastério para a Doutrina da Fé cita o Código de Direito Canônico, o documento diz que uma visão integral da caridade conjugal é aquela que “não nega sua fecundidade”, ainda que deva “naturalmente permanecer aberta à comunicação de vida”.

O texto também fala sobre o conceito de “consentimento livre” e “pertencimento mútuo”, ao assegurar a mesma dignidade e direitos ao casal.

‘Apenas um cônjuge é suficiente’

O Vaticano orientou 1,4 bilhão de católicos do mundo, em decreto publicado em italiano, a buscarem o casamento com uma única pessoa para a vida toda e a não manterem relações sexuais múltiplas. O texto estabeleceu o casamento como um vínculo perpétuo e “exclusivo”.

O decreto também criticou a prática da poligamia na África, inclusive entre membros da Igreja. O texto reiterou a crença de que o casamento é um compromisso para toda a vida entre um homem e uma mulher.

“Sobre a unidade do matrimônio – o matrimônio entendido, isto é, como uma união única e exclusiva entre um homem e uma mulher – encontra-se, ao contrário, um desenvolvimento de reflexão menos extenso do que sobre o tema da indissolubilidade, tanto no Magistério quanto nos manuais dedicados ao assunto”, diz o documento.

“Embora cada união conjugal seja uma realidade única, encarnada dentro das limitações humanas, todo matrimônio autêntico é uma unidade composta por duas pessoas, que requer uma relação tão íntima e abrangente que não pode ser compartilhada com outros”, enfatizou a Santa Sé.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...