Fiéis aplaudiram a chegada do corpo do papa Francisco à Basílica de São Pedro, no Vaticano, na manhã desta quarta-feira (23). Os que estavam mais perto das grades de proteção, na praça de mesmo nome, sacaram celulares para fotografar e filmar a passagem do cortejo.
Antes de sair do prédio onde francisco morou nos 12 anos do seu papado, o cardeal camerlengo Kevin Farrell fez uma oração. O curto percurso pelas ruas do vaticano foi feito em silêncio. Ao lado do caixão estavam cardeais, padres, religiosos e os chamados guardas suíços.
Quando o caixão chegou à praça, em frente à Basílica, muitos aplausos. Fiéis que estavam desde a madrugada, demonstraram carinho mais uma vez.
Na basílica, os religiosos fizeram mais homenagens. O coro da capela sistina, sendo o coro mais antigo em atividade no mundo, cantou “salve rainha”, sendo o cântico em homenagem à virgem Maria. Em seguida, os cardeais e os bispos passaram em frente ao caixão e se curvaram em respeito ao Papa Francisco.
No entorno do Vaticano, houve reforço de segurança. Para entrar na praça, todos tiveram que passar por revistas com detectores de metal. Houve também reforço no sistema de transporte público e alterações no trânsito em volta para facilitar o acesso dos fiéis.
O velório do Papa será aberto ao público até sexta-feira (25), e o enterro está marcado para sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
Conforme suas orientações, ele será enterrado em um túmulo simples, no chão, e a lápide deve conter apenas a inscrição de seu nome em latim: “Franciscus”.
No início de maio, deve ter início o conclave para escolha do próximo papa.
*com informações de Patrícia Pinheiro — correspondente da Itatiaia no Vaticano.