Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, recebe o Prêmio da Paz da Fifa

Mandatário estadunidense foi premiado nesta sexta-feira (5) em evento realizado na cidade de Washington D.C

Donald Trump (à esq.), presidente dos EUA, recebe o Prêmio da Paz da Fifa de Gianni Infantino (à dir.), presidente da Fifa

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América, recebeu nesta sexta-feira (5) o Prêmio da Paz da Fifa durante o sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. O evento foi realizado no Kennedy Center, na cidade de Washington D.C.

O mandatário estadunidense é o primeiro a receber a honraria da entidade máxima do futebol.

Além do troféu, Trump também recebeu uma medalha especial e um certificado.

“Este Prêmio da Paz da Fifa será entregue anualmente em nome daqueles bilhões de apaixonados pelo futebol para quem tenha comprometimento inabalável para trazer unidade para o Mundo inteiro, com lideranças e ações”, diz trecho do certificado entregue por Gianni Infantino, presidente da Fifa, a Donald Trump.

Dentre as ações que credenciaram o mandatário estadunidense ao prêmio, destaca-se a participação nas negociações de paz na guerra entre Israel e Palestina.

Leia também

Prêmio da Paz da Fifa

Esta é a primeira vez que o Prêmio da Paz da Fifa é entregue. A honraria busca reconhecer ações excepcionais em prol da paz e da união, segundo a Fifa.

“O ‘Prêmio FIFA da Paz – O Futebol Une o Mundo’ será concedido em nome de todos os apaixonados por futebol ao redor do mundo – mais de cinco bilhões de pessoas. Com suas ações diárias no futebol e em prol dele, todas essas pessoas contribuem para o lema da FIFA, ‘O Futebol Une o Mundo’, unindo meninas e meninos, mulheres e homens em torno da paixão, da alegria, da esperança e da felicidade. Portanto, nada mais justo do que um prêmio especial reconhecer uma conquista tão especial”, divulgou a Fifa.

“O prêmio será concedido a indivíduos que, por meio de seu compromisso inabalável e ações especiais, contribuíram para unir pessoas em todo o mundo em paz e, consequentemente, merecem um reconhecimento especial e único”, informou a entidade.

Copa do Mundo 2026

O Mundial de 2026 será disputado entre 11 de junho e 19 de julho, em Estados Unidos, México e Canadá.

As 48 seleções foram divididas em 12 grupos com quatro times cada. Líder e vice avançam à próxima fase (16-avos de final), assim como os oito melhores terceiros colocados.

Posteriormente, a Copa terá as fases de oitavas, quartas, semifinal e final.

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.

Ouvindo...