Netflix fecha compra da Warner Bros, dona da HBO Max, por fortuna

O acordo de venda ainda precisa ser finalizado e aprovado por entidades reguladoras dos Estados Unidos

Netflix

A Netflix anunciou, na manhã desta sexta-feira (5), um acordo de compra dos estúdios de TV e cinema, além da divisão de streaming, da Warner Bros. Discovery por U$ 72 bilhões (R$ 382 bilhões). Agora, o acordo precisa ser aprovado por entidades reguladoras do governo dos EUA.

Com a aquisição, a Netflix pode se transformar em um dos conglomerados de mídia mais fortes do mundo. A Warner é dona de franquias relevantes, como Harry Potter, Game Of Thrones, The Big Bang Theory e do Universo DC. O grupo também é proprietário dos canais CNN, TNT e da plataforma HBO Max.

Leia também

“Juntos, podemos oferecer ao público mais daquilo que ele ama e ajudar a definir o próximo século da narrativa”, afirmou Ted Sarandos, co-CEO da Netflix. “O anúncio de hoje une duas das maiores empresas de narrativa do mundo para levar a ainda mais pessoas o entretenimento que elas mais amam assistir”, concordou David Zaslav, presidente e CEO da Warner Bros. Discovery.

A conclusão do acordo está prevista para depois da separação entre Warner Bros e Discovery Global, que deve acontecer no terceiro trimestre de 2026.

Warner Bros. Pictures

Leilão e dívidas

O anúncio foi realizado após a empresa receber uma nova rodada de propostas para venda nesta semana. As negociações, que ocorreram em uma espécie de leilão, também envolveram a Paramount/ Skydance e a Comcast.

Quando finalizado, o valor total da compra será cerca de 83 bilhões de dólares, sendo U$ 72 bilhões para os acionistas da empresa e o restante para pagamento de dívidas. O acordo de venda ainda precisa ser finalizado e aprovado por entidades reguladoras dos Estados Unidos.

Impactos

A compra deverá reduzir os custos para os usuários ao agrupar Netflix e HBO Max. Por sua vez, a Netflix reduzirá a dependência de estúdios externos para suas produções e deve fortalecer suas áreas de games, eventos ao vivo e novos serviços.

Apesar de preocupações, a proposta da plataforma de streaming promete continuar lançando filmes da Warner Bros nos cinemas.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia

Ouvindo...