Bombardeios russos contra instalações energéticas na Ucrânia deixaram ao menos dez mortos e dezenas de pessoas feridas, incluindo duas crianças e uma gestante. Autoridades ucranianas confirmaram o ataque nesta terça-feira (27).
Os ataques acontecem após representantes dos Estados Unidos, da
Leia também:
A região de Odessa, no sul do país, foi atingida por cerca de 50 drones russos, segundo autoridades locais. Lá fica o principal porto ucraniano no Mar Negro, frequentemente alvo de ataques.
Os corpos de três pessoas foram encontrados entre os escombros na região, onde também foram registrados cerca de 30 feridos. A empresa privada de energia DTEK afirmou que os ataques russos causaram danos “enormes” nas instalações.
Os drones danificaram “dezenas de imóveis residenciais” e “uma igreja, um jardim de infância, uma escola e um ginásio”, detalhou o governador regional Oleh Kiper.
Outras três pessoas morreram no ataque de um drone contra um trem na região de Kharkiv, indicou a promotoria local. No leste, uma bomba atingiu da cidade de Sloviansk e matou um casal de cerca de 40 anos, além de ferir o filho de 20, segundo a promotoria da região de Donetsk.
Também foram registrados bombardeios na região de Zaporizhzhia e de Kherson, onde duas pessoas morreram.
No oeste da Ucrânia, a estatal de gás Naftogaz informou que uma de suas plantas foi atingida pelos ataques pela quinta vez neste mês.
* Com informações da AFP.