Vírus Nipah: aeroportos na Ásia reforçam medidas de segurança após casos na Índia

Tailândia, Nepal e Taiwan estão com protocolos e checagens semelhantes às feitas urante a pandemia de Covid-19

Índia já enfrentou crise contra Nipah em 2023

Aeroportos na Tailândia, no Nepal e em Taiwan estão reforçando medidas de segurança de verificação de saúde, após a confirmação de casos do vírus letal Nipah na Índia. A informação foi divulgada pela News-18, rede afiliada da CNN no país.

Os protocolos e checagens são semelhantes às feitas durante a pandemia de Covid-19 nos terminais. Autoridades de saúde indianas buscam acalmar a população, afirmando que a situação está sob controle.

Até o momento, cinco casos foram diagnosticados em profissionais de saúde. Mais de 100 pessoas que tiveram contato com os infectados foram orientadas a cumprir quarentena. Os pacientes estão sendo tratados em Calcutá-IND. Um deles está em estado crítico.

Leia também:

A emissora estatal da China informou, nesta terça-feira (27), que não há nenhuma confirmação de infecção pelo Nipah no país, mas há riscos de casos importados.

Vírus Nipah

O primeiro surto na Ásia foi identificado na Malásia e Singapura há quase 30 anos, por meio do contato direto com porcos doentes ou os tecidos deles que estavam contaminados.

Casos também foram identificados em Bangladesh e na Índia entre 2001 e 2008. Até hoje não existem medicamentos ou vacinas específicos para a doença.

O vírus também pode ser transmitido por meio de alimentos contaminados ou entre as pessoas. O Nipah se manifesta de diferentes formas, desde doenças respiratórias até encefalites (inflamação do cérebro) que pode ser fatal.

A taxa de letalitade é estimada entre 40% e 75%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

* Com informações da CNN Brasil.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...