O presidente da França, Emmanuel Macron, ligou na manhã desta terça-feira (27) para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de 1 hora e os dois líderes abordaram, por exemplo, a criação do
Na ligação, Lula e Macron defenderam “o fortalecimento das Nações Unidas e coincidiram que iniciativas em matéria de paz e segurança devem estar alinhadas aos mandatos do Conselho de Segurança e aos princípios e propósitos da Carta da ONU”.
Os presidentes também conversaram sobre a situação da Venezuela. Eles condenaram o uso da força “em violação ao direito internacional” e concordaram sobre a importância de manter a paz e a estabilidade na América do Sul e no mundo.
Assinado no último dia 17, apesar da resistência da França, o
“O presidente Lula reafirmou sua visão de que o Acordo Mercosul - União Europeia é positivo para os dois blocos e constitui uma importante contribuição para a defesa do multilateralismo e do comércio baseado em regras”, informou o Planalto, em nota.
Ainda de acordo com o comunicado, Lula e Macron também se comprometeram a instruir suas equipes a finalizar as negociações para concluir acordos entre os dois países, ainda no primeiro semestre, nas áreas em que há cooperação bilateral, como defesa, ciência e tecnologia e energia.