Ex-senador francês deve ser condenado por drogar parlamentar para cometer estupro

Crime ocorreu em 2023 e, na ocasião, o senador colocou MDMA em um champanhe consumido pela deputada

Ex-senador Joël Guerriau deve ser condenado por drogar parlamentar com fim de estuprá-la

O ex-senador da França Joël Guerriau deve ser condenado a quatro anos de reclusão, sendo três em regime fechado, após ter drogado a parlamentar Sandrine Josso, em 2023, com o intuito de cometer um estupro. Para o Ministério Público, o ato foi um gesto “preparado, premeditado”. O julgamento ocorreu nessa segunda-feira (26).

Segundo o promotor Benjamin Coulon, o ex-senador “Guerriau colocou voluntariamente MDMA na taça de champanhe que serviu a Sandrine Josso”, durante um jantar em Paris, em 14 de novembro de 2023.

Enquanto senador, Joël Guerriau “votou a lei de 3 de agosto de 2018, que criou o crime de administração de substância nociva com o objetivo de cometer estupro ou agressão sexual”, o que o torna passível de uma pena de cinco anos de prisão e multa de €75.000, ressaltou o promotor.

Durante o julgamento, a expectativa de exemplaridade do senador foi um dos pontos levantados pela acusação. O MP destacou o “caráter preparado, premeditado” dos fatos de “extrema gravidade” cometidos por “um senador da República”, sujeito a um “dever de exemplaridade”

Em contrapartida, destacou-se que o homem, de 68 anos, possui ficha criminal limpa e “dedicou parte de sua vida ao funcionamento da democracia francesa”.

A intenção com a qual o senador drogou a parlamentar também tomou centro no debate entre a promotoria e a defesa durante o julgamento. Ele “não chegou a concretizar o ato, é verdade, nenhum gesto foi esboçado em direção à Sra. Josso, mas ele lhe administrou a droga com o objetivo de estuprá-la”, sustentou Benjamin Coulon. Se ele a drogou, foi “para roubar sua carteira?”, ironizou o promotor.

A decisão final com a condenação ou não deve ser anunciada após as deliberações feitas pelo tribunal.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...