Ouvindo...

Ataque israelense atinge TV estatal iraniana em Teerã, diz imprensa local

Bombardeio interrompeu a transmissão ao vivo da emissora estatal iraniana. Conflito entre Israel e Irã segue pelo quarto dia

Imagens compartilhados pela emissora mostram o momento em que apresentadora deixa transmissão em meio a ataques

Um bombardeio israelense atingiu o prédio da Rádio e Televisão da República Islâmica do Irã (IRIB) nesta segunda-feira (16) e interrompeu de forma imediata a transmissão ao vivo, segundo a imprensa local. O conflito entre Israel e Irã segue pelo quarto dia seguido.

Durante o ataque, uma apresentadora transmitia ao vivo na televisão, enquanto criticava Israel. Depois, a jornalista foi vista saindo da transmissão, segundo informou a Agence France-Presse. Vídeos compartilhados pela emissora mostram o momento do ataque. (veja abaixo)

Depois do bombardeio, a transmissão voltou. “O regime [israelense] desconhecia o fato de que a voz da revolução islâmica e do Irã em geral não seria silenciada por uma operação militar”, disse Hassan Abedini, funcionário de alto escalão da emissora.

Antes, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, havia alertado que a televisão e a rádio estatais iranianas estavam “prestes a desaparecer”. Além disso, o exército israelente havia emitido um alerta para evacuação da área onde fica a sede dos veículos de comunicação, no nordeste de Teerã.

“Nas próximas horas, as forças armadas israelenses operarão no setor (...) para atacar a infraestrutura militar pertencente ao regime iraniano”, escreveu o coronel Avichay Adraee, porta-voz do Exército.

“Cidadãos de Teerã, para sua segurança, por favor, evacuem [esta] área do terceiro distrito”, acrescentou.

Localizada em um bairro nobre da capital iraniana, a área abriga, além do IRIB, um importante prédio da polícia, as embaixadas do Catar, Omã e Kuwait, o escritório da Organização Internacional para as Migrações (OIM), assim como os escritórios da AFP e vários hospitais.

Segundo a AFP, um jornalista da agência de notícias também ouviu fortes explosões no oeste de Teerã. Esse é o quarto dia de conflito entre Israel e Irã. Apesar dos países viverem décadas de ataques pontuais, essa é a primeira vez que Israel e Irã se enfrentam militarmente nesta intensidade.

Desde sexta-feira (13), quando Israel lançou um ataque surpresa ao Irã, classificado com preventivo pelo exército do país, mais de 224 pessoas morreram e mais de 1000 ficaram feridas no Irã. Já em Israel, 24 pessoas morreram.

Ainda na sexta, o Irã respondeu os ataques, o que marcou um início de um novo capítulo na tensão no Oriente Médio. O objetivo do ataque, segundo o governo israelense, seria evitar que a República Islâmica desenvolvesse armas nucleares.

Veja vídeo:

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas