Ouvindo...

Militares israelenses dizem ter destruído um terço dos lançadores de mísseis do Irã

Até esta segunda-feira (16), ao menos 224 pessoas morreram no Irã e 22 em Israel; conflito entre Israel e Irã entrou em seu quarto dia, com ambos os lados ampliando seus ataques

Sistemas de defesa aérea israelenses são ativados para interceptar mísseis iranianos sobre a cidade israelense de Haifa.

O Exército israelense afirmou nesta segunda-feira (16) que destruiu “um terço” dos lançadores de mísseis terra-terra do Irã, no quarto dia de uma série de ataques contra a República Islâmica, que respondeu com disparos de mísseis. A Força Aérea Israelense destruiu mais de 20 mísseis durante a noite desse domingo (15), antes de serem lançados em direção ao território israelense, disse a porta-voz da IDF, Effie Defrin.

Defrin disse que a força aérea usou cerca de 50 caças e aeronaves para atacar cerca de 100 alvos militares em Isfahan, no centro do Irã.

“Mais de 50 aviões de combate e outras aeronaves bombardearam e destruíram mais de 120 lançadores de mísseis terra-terra. Isto representa um terço dos lançadores de mísseis terra-terra do regime iraniano”, declarou ao porta-voz, em uma entrevista coletiva.

A embaixada dos EUA em Tel Aviv sofreu “pequenos danos” devido a um ataque de míssil iraniano nas proximidades, disse Mike Huckabee, embaixador dos EUA em Israel. Huckabee disse que as “ondas de choque” da explosão próxima causaram alguns danos ao prédio, mas disse que não houve feridos entre os militares dos EUA.

Ele também disse que a embaixada dos EUA em Israel permanecerá fechada porque a ordem de “abrigo no local” continua em vigor.

Fumaça sobe pelo segundo dia no depósito de petróleo de Shahran, a noroeste de Teerã, em 16 de junho de 2025.

Os ataques de Israel ao Irã, começaram na última sexta-feira (13), quando dois principais líderes militares do país foram mortos. Em retaliação, o Irã lançou mísseis balísticos contra Israel, ferindo dezenas de pessoas. Aiatolá iraniano, Ali Khamenei, afirmou que Israel provocou uma guerra e cometeu um ‘grande erro’. Explosões foram registradas em Tel Aviv e Jerusalém, nesta segunda-feira. Conforme o Ministério da Saúde do Irã, 224 pessoas morreram no país desde o início do conflito. Israel registra 22 mortos até agora. Há civis entre os mortos.

Vídeos mostraram explosões atingindo a área ao redor de uma refinaria de petróleo em Haifa, danificando prédios e incendiando infraestrutura. Vinte e três pessoas foram mortas em Israel desde que os dois países começaram a trocar bombardeios de mísseis na sexta, de acordo com o gabinete do primeiro-ministro israelense.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.