O conflito entre Israel e o Irã segue pelo quarto dia de conflito. Nesta segunda-feira (16), o Irã retomou o lançamento de mísseis contra diversas cidades de Israel, causando a morte de ao menos 11 pessoas. O ataque foi em resposta aos bombardeios de Israel.
O conflito começou na sexta-feira (13), quando o Exército israelense lançou um ataque - classificado como ‘preventivo’ - sem precedentes contra o
Essa é a primeira vez que os países se enfrentam militarmente nesta intensidade, mesmo após décadas de uma guerra indireta e operações pontuais.
Vários edifícios foram destruídos em Tel Aviv, e socorristas procuram por sobreviventes. Além da capital, mísseis também atingiram Petah-Tikva, Bnei-Brak e Haifa.
A Guarda Revolucionária do Irã celebrou o sucesso dos ataques e anunciou novas operações eficazes e mais devastadores contra alvos vitais israelenses.
Em resposta, Israel Katz, Ministro da Defesa de
Nesta segunda, Israel tinha como alvo diversos pontos ao longo do Irã, além de bombardeios à capital, à cidade de Mashhad e instalações militares no oeste iraniano. Um prédio de Bombeiros e um hospital também foram atingidos.
Centros de comando das Forças Quds - braço da
Ao menos 224 pessoas morreram devido aos ataques desde sexta-feira (13) e mais de 1000 ficaram feridos no Irã, segundo o Ministério da Saúde do país. Já em Israel, morreram 24 pessoas.
*Com AFP