Ouvindo...

Miguel Uribe passa por primeira cirurgia mas segue em situação de ‘gravidade máxima’ após atentado

Pré-candidato à presidência da Colômbia foi vítima de tiros com motivação ainda desconhecida na noite de sábado (7)

A clínica em que está Miguel Uribe, pré-candidato à Presidência da Colômbia, atualizou o estado de saúde do político, que sofreu um atentado na noite de sábado em Bogotá (Colômbia).

De acordo com o boletim, ele passou por uma primeira cirurgia com sucesso. No entanto, seu estado de saúde é de “gravidade máxima”.

Fernando Galán, prefeito de Bogotá, também divulgou informações sobre o estado de saúde do político e disse que Uribe entrou nas horas críticas de recuperação para garantir sua sobrevivência.

Leia também

O atentado

Uribe chegou à clínica em estádo crítico na noite de sábado (7). Segundo várias fontes, o político de direita de 39 anos, foi alvo de um atirador de 15 anos, que foi detido. Os paramédicos que o atenderam declararam à imprensa que o Uribe foi atingido por três tiros, dois deles na cabeça e outro em um joelho.

As motivações do atentado não foram determinadas até o momento. O político fazia um discurso de campanha diante de várias pessoas quando tiros foram ouvidos. Além dele, outras três pessoas ficaram feridas.

O presidente colombiano Gustavo Petro prometeu uma investigação clara sobre o crime. O Brasil condenou o ataque.

Em outubro do ano passado, Uribe anunciou a pré-candidatura à presidência em 2026, na votação que vai definir o sucessor de Gustavo Petro.

*Com informações da AFP.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.