Ouvindo...

‘Epstein files': o que é o arquivo do bilionário Jeffrey Epstein, citado por Elon Musk, que pode ter nome de Donald Trump

Elon Musk acusou Donald Trump de figurar nos arquivos ligados ao caso de exploração sexual de Jeffrey Epstein em publicação no X

Donald Trump e Elon Musk em fotos antigas

O que é o “Epstein files”? O que é “Epstein”? As duas perguntas apareceram com força nos dados de busca do Google depois que Elon Musk acusou Donald Trump de esconder os arquivos ligados ao bilionário Jeffrey Epstein por supostamente ter seu nome mencionado neles.

Leia, abaixo, os principais pontos para entender essa parte da briga entre Donald Trump e Elon Musk, que acontece uma semana depois de Musk deixar o governo dos EUA.

Leia também

O que é Epstein files?

“Epstein files”, ou arquivos do caso Epstein, é uma forma de fazer referência às investigações sobre a rede de abuso sexual de menores comandada por Jeffrey Epstein, bilionário que cometeu suicídio após ser preso em 2019.

Há documentos que já foram tornados públicos, como a denúncia do FBI divulgada em 2019 que o tornou réu em Nova York por exploração e tráfico sexual de menores. Outros documentos públicos, segundo a BBC Brasil, são de um processo relacionado a Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Epstein, que era seu ‘braço direito’ nos crimes.

No entanto, para várias figuras proeminentes da direita norte-americana, o governo do país esconde segredos e documentos relacionados a Jeffrey Epstein. A CNN Brasil explica que, de acordo com essa teoria da conspiração, o governo norte-americano estaria encobrindo uma lista de homens poderosos, uma espécie de “lista de clientes”, ligados a Epstein.

Trump deu força à teoria conspiratória ainda durante as eleições, quando falou em 2024 sobre a possibilidade de divulgar mais arquivos do governo dos EUA sobre o caso.

É possivelmente a essa lista que Musk se refere como “Epstein files”.

O que é Epstein?

Epstein é o sobrenome do bilionário Jeffrey Epstein, que foi um financista bem sucedido. Ele enriqueceu com seu fundo de investimentos, o “Jeffrey Epstein VI Foundation” e convivia com celebridades, políticos, membros da realeza e outras pessoas de renome e fama mundial.

A situação começou a mudar em 2008, quando e foi condenado por exploração sexual. Ele pagava garotas - menores de idade - por massagens a pessoas de seu entorno na Flórida. Um acordo judicial secreto o livrou de um julgamento federal e sentenciou a 13 meses de prisão.

O caso mais ruidoso, no entanto, ocorreu em 2019, quando Epstein foi acusado e preso por organizar uma rede de exploração sexual de menores, com as quais manteve relações sexuais em suas propriedades nos Estados Unidos e em outros países. Nomes famosos fariam parte desta rede, como o do Príncipe Andrew, da Inglaterra.

Epstein cometeu suicídio em 2019, pouco depois de ser preso, antes de ser julgado pelos crimes levantados pelo FBI.

É verdade que Trump aparece nos “Epstein files”?

Ainda não é possível afirmar que o nome de Trump aparece nesses supostos arquivos que estariam em sigilo no governo dos Estados Unidos. E, como alerta a CNN Brasil, o simples fato de o nome dele aparecer nos arquivos ligados ao caso não é, por si só, indicativo de irregularidade ou crime. É preciso saber o contexto da citação.

É verdade que Trump era amigo de Epstein?

Sim, Donald Trump e Jeffrey Epstein foram amigos e há diversas ligações entre eles.

Trump e Epstein foram amigos e há informações de que Trump voou no avião do bilionário por pelo menos sete vezes. Não se sabe, no entanto, se Trump chegou a ir à ilha de Epstein onde aconteciam casos de exploração sexual de menores.

Outra situação em que os nomes dos dois apareceram juntos foi em outubro de 2024, quando a ex-modelo Stacey Williams acusou Trump de abuso sexual. A informação foi revelada pelo jornal The Guardian e divulgada pela AFP.

A mulher afirma que Trump apalpou o corpo dela em 1993, depois que os dois foram apresentados por Jeffrey Epstein. Williams afirma que o suposto abuso ocorreu em 1993, quando ela acompanhou Epstein em uma visita-surpresa ao prédio de escritórios de Trump em Nova York.

É verdade que Trump liberou novos arquivos do caso Epstein?

Em partes. A CNN Brasil ressalta que Trump falou durante a campanha presidencial sobre divulgar mais arquivos do governo dos EUA sobre o Caso Epstein.

Em fevereiro, uma parte dos arquivos foi tornada pública, mas eram muitas cópias de informações que já estavam públicas, segundo a CNN.

No início de junho, a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, afirmou que Trump deu a orientação de revisar os arquivos do governo sobre Epstein para dar mais transparência ao público. Não houve novas divulgações desde então.

O que diz Donald Trump?

Donald Trump ainda não se manifestou sobre essa acusação. No entanto, ao longo do dia, tem publicado diversas acusações a Musk na rede ‘Truth Social’, da qual é proprietário.

Entre as afirmações, Trump se disse decepcionado com Musk após críticas a gastos no governo dos EUA.

Fim da relação entre Musk e Trump

A relação de Trump e Musk se deteriorou rapidamente após a saída de Musk do governo dos EUA, na semana passada. Durante a campanha presidencial Musk foi um dos mais ardorosos apoiadores de Trump, chegando a sortear 1 milhão de dólares entre eleitores que votassem no Republicano. Na posse, era um dos grandes donos de big techs presente.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.