Ouvindo...

Rússia e Ucrânia fazem acordo e trocarão prisioneiros feridos e 12 mil corpos

A guerra entre Ucrânia e Rússia já perdura por três anos, desde quando houve uma invasão russa no país

Em uma nova reunião nesta segunda-feira (2) em Istambul, na Turquia, Rússia e Ucrânia concordaram em trocar todos os prisioneiros gravemente feridos e os menores de 25 anos, além de seis mil corpos de soldados de cada lado.

O anúncio foi feito pelo negociador-chefe da Ucrânia, o Ministro da Defesa do país, Rustem Umerov, à Agence France Presse (AFP).

“Concordamos em trocar todos os prisioneiros de guerra gravemente feridos e doentes. A segunda categoria são soldados jovens, de 18 a 25 anos. Também concordamos em devolver seis mil corpos de soldados mortos [por outros] seis mil”, afirmou.

Leia também

Cessar-fogo temporário

Durante as negociações, a Rússia propôs um cessar-fogo temporário de dois a três dias em alguns setores do front. A informação foi anunciada por Vladimir Madinsky, negociador-chefe russo.

O pedido de cessar-fogo temporário acontece enquanto a Ucrânia pede uma trégua total e incondicional.

“Fizemos uma proposta bastante geral. Um cessar-fogo concreto de dois a três dias em algumas áreas do front”, afirmou Madinsky durante coletiva de imprensa.

Guerra da Ucrânia

A guerra entre Ucrânia e Rússia já perdura por três anos, desde quando houve uma invasão russa no país. Até o momento, estima-se que há mais de 10 mil civis mortos e seis milhões de refugiados.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.