Ouvindo...

Trump diz que informou a Zelensky, presidente da Ucrânia, sobre acordo de cessar-fogo

Possibilidade de cessar-fogo na Guerra da Ucrânia foi discutida em um telefonema entre Trump e Putin nesta segunda-feira (19)

Zelensky e Trump se encontraram no dia 7 de setembro em Paris, na França

Os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin falaram a o telefone nesta segunda-feira (19) sobre o fim da Guerra da Ucrânia. Segundo o presidente americano, a conversa foi “muito boa” e determinou que Rússia e Ucrânia iniciem imediatamente as negociações para um cessar-fogo”.

Em uma declaração feita nas redes sociais, o presidente americano também informou que o desfecho da conversa sobre negociações para o cessar-fogo já foi repassado ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Além dele, também foram informados sobre o assunto, os seguintes líderes mundiais:

  • Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
  • Emmanuel Macron, presidente da França
  • Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália,
  • Friedrich Merz, chanceler da Alemanha,
  • Alexander Stubb, presidente da Finlândia

“As condições para isso serão negociadas entre as duas partes, como só pode ser, porque elas conhecem detalhes de uma negociação que ninguém mais conhece. O tom e o espírito da conversa foram excelentes. Se não fossem, eu diria isso agora, e não mais tarde”, detalhou Trump na publicação.

Segundo Trump, a Rússia tem planos de estabelecer um comércio com os Estados Unidos em larga escala quando o “catastrófico ‘banho de sangue’ terminar”. Para ele, tanto a Rússia quanto a Ucrânia poderão se beneficiar da paz.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento