A
O lançamento, segundo a Agence France Presse (AFP), está programado para as 18h30 do horário local (20h30 em Brasília), no Texas.
Esse é o maior e mais potente foguete do mundo, com 123 metros. A aeronave é crucial nos planos de Musk de colonizar Marte no futuro. O teste desta terça será o nono do foguete, que fracassou nos últimos dois, em janeiro e março.
Naqueles testes, o foguete explodiu e provocou chuva de destroços sobre o caribe. Nos dois casos, a primeira fase do foguete conseguiu retornar à plataforma de lançamento e foi capturada por braços mecânicos, algo que é feito exclusivamente pela
Com as explosões dos foguetes nos testes,
Quatro dos oito testes anteriores terminaram em explosões. Com isso, em 2023, várias associações denunciaram as autoridades americanas, sob a acusação de terem avaliado incorretamente o impacto para o meio ambiente.
Mesmo com as críticas, a Administração Federal de Aviação (FAA) aprovou no início deste mês o aumento dos lançamentos anuais do foguete de cinco para 25 em sua base no Texas. Vale lembrar que isso aconteceu em meio a uma