Ouvindo...

Cidades da costa do Chile são evacuadas devido à ameaça de tsunami; ondas chegam ao Equador

Tsunami foi causado pelo terremoto de 8,8 graus que atingiu a Rússia na noite desta terça-feira (29)

Costa do Chile é evacuada

Cidades da costa do Chile estão sendo evacuadas devido à ameaça de tsunami no país devido ao grande terremoto que atingiu o leste da Rússia nesta terça-feira (29).

Nesta quarta (30), a Agência Nacional de Resposta a Desastres do Chile (SENAPRED) afirmou que as evacuações começaram em sete regiões do país: Arica e Parinacota, Tarapacá, Antofagasta, Atacama, Coquimbo, Valparaíso e O’Higgins.

Sirenes foram ouvidas por moradores na cidade portuária de Iquique. Veja o momento:

“Aja com calma e siga as instruções das autoridades e das equipes de resposta. Durante a evacuação, não se esqueça de considerar seu animal de estimação e suas necessidades.”, avisou o órgão.

O país também está evacuando prisões, segundo a CNN. Os detentos estão sendo transferidos para outras penitenciárias, geograficamente próximas, mas com todos os protocolos de segurança em vigor.

Tsunami chega ao Equador

Não só o Chile está sob alerta, mas também o Equador. Ondas de tsunami começaram a atingir as Ilhas Galápagos, conforme dados do Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico.

Ilhas de Baltra e Santacruz registraram ondas de 1,04 metro e 0,4 metro, respectivamente. Já as Ilhas Galápagos registraram ondas de 1,3 metro de altura.

Leia também

O terremoto

Um terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter atingiu a Península de Kamtchatka, a leste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatskiy, na Rússia, e desencadeou diversos outros terremotos, alertas de tsunamis e ondas grandes em toda a costa do Oceano Pacífico.

Alertas de tsunami pelo Centro de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos às 10h56 do dia 30/07/2025

Esse terremoto ocorrido na Rússia é o mais forte já registrado desde 2011 e é o sexto maior desde 1900, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). A agência de notícias estatal russa TASS afirmou que esse é o terremoto mais forte desde 1952 na região.

Após ter ocorrido, ele causou alerta de tsunami em países como Japão, Estados Unidos, Peru, Equador e Colômbia.

O terremoto não chegou a atingir a área terrestre, mas causou caos. Em imagens publicadas nas redes sociais, é possível ver congestionamento em Honolulu, no Havaí, enquanto diversas pessoas tentam evacuar após os alertas de tsunami.

Terremotos registrados nas últimas horas após o que atingiu a Rússia. Imagem tirada às 10h57 do dia 30/07/2025 do Serviço Geológico dos Estados Unidos

Depois do terremoto maior, vários outros tremores menores foram registrados na região.

O Centro de Alerta de Terremotos do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos emitiu alertas para várias áreas, mas, até o momento da publicação dessa reportagem, nenhum era grave.

Entenda o que aconteceu até agora:

  • Um forte terremoto de magnitude 8,8 atingiu o leste da Rússia - cerca de 126 km de Petropavlovsk-Kamchatsky.
  • O tremor - que teve uma profundidade de 19 km, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA - é um dos terremotos mais fortes já registrados.
  • Não há relatos de feridos ou mortos.
  • Há diversas fotos de cidades e áreas ao redor da costa leste da Rússia com diversos prédios destruídos, portos submersos e pessoas sendo evacuadas.
  • Os estados do oeste dos EUA - incluindo Washington, Oregon e Alasca - assim como a Colúmbia Britânica do Canadá, estão em alerta com ondas que devem atingir nas próximas horas; alertas de vários níveis também foram emitidos para Equador, Indonésia, Peru, Colômbia e Japão.
Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.